A terceira edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada decorrerá de 31 de Março a 6 de Abril, transformando a cidade num centro cultural. O evento realizar-se-á na tenda junto ao Jardim Municipal e contará com apresentação de livros, exposições, feira do livro, teatros, oficinas, cinema e espectáculos musicais. Entre os destaques está o Jantar Literário “Um Serão à Mesa Camiliana”, alusivo ao bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Autores como José Rodrigues, João Miguel Lameiras e Miguel Jorge vão marcar presença no festival, juntamente com o vencedor do Prémio Literário Maria da Nóbrega, António Breda Carvalho, e Clara Macedo Cabral, sobrinha da homenageada. Clara Macedo Cabral irá recordar a vida e obra de Maria da Nóbrega, uma das mulheres mais progressistas do início do século XX.
O programa do FLIM inclui ainda teatro alusivo a Camões, roteiros literários e tertúlias. As figuras de Camões e Camilo, criadas artesanalmente por Vera Martins, serão a imagem do festival deste ano. O evento insere-se no “Mealhada Inspira – Inovação, Inteligência, Inclusão”, iniciativa que dinamiza o concelho em várias áreas.
A sessão de abertura, no dia 31 de Março, às 18h00, terá como tema “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração” e será moderada pela apresentadora Fátima Lopes. Entre os convidados estão Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, Rui Simão, vereador da Pampilhosa da Serra, e Miguel Vasco, consultor da INOVA+.
Durante seis dias, o público poderá assistir a apresentações de livros, sessões de contos, debates, oficinas e performances artísticas.