Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Cultural Penedo da Saudade recebe artes e tradições da região de Coimbra

28 de Março 2025 Jornal Campeão: Centro Cultural Penedo da Saudade recebe artes e tradições da região de Coimbra

Amanhã, dia 29 de Março, o Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) do Politécnico de Coimbra será palco de um conjunto de actividades culturais promovidas pelos municípios de Arganil, Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo. Estas iniciativas integram o programa paralelo da DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, um evento organizado pelo Politécnico de Coimbra (IPC) em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

O programa oferece uma oportunidade única para explorar a riqueza e diversidade cultural da região de Coimbra, destacando as tradições e expressões artísticas dos municípios envolvidos. As actividades decorrerão ao longo da tarde, com a seguinte programação:

15h00 – Apresentação “Esboço biográfico de Alberto da Veiga Simões”, por Lina Madeira, do Município de Arganil;

16h00 – Apresentação “A arte de contar histórias”, pelo contador de histórias de Tentúgal, José Craveiro, do Município de Montemor-o-Velho;

17h00 – Momento musical com a fadista Inês Freire, do Município de Montemor-o-Velho;

17h30 – Oficina de Caligrafia Chinesa, com Tchum Nhu Lin (exclusivamente presencial), do Município de Miranda do Corvo.

A DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra resulta de uma colaboração entre a CIM Região de Coimbra e o IPC e apresenta uma colecção diversificada de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, objectos e fotografias de autor, provenientes de 17 municípios. A exposição, com curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco, estará patente ao público até 6 de Abril de 2025.

Para além da exposição principal, a mostra inclui uma programação cultural paralela com actividades seleccionadas pelos municípios participantes, com o intuito de evidenciar a diversidade e vitalidade da produção artística da região.