O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) vai inaugurar, na próxima sexta-feira, dia 28 de Março, às 17h30, a exposição “[S]em Reserva[s]: Patrimónios Revelados”. A mostra, que resulta de um trabalho conjunto de restauro, tem como objectivo principal a partilha e a leitura integrada de um conjunto de espólios que se encontravam nas reservas do museu e que, até agora, eram desconhecidos do público. A exposição será composta por peças escultóricas recentemente restauradas, que revelam o património riquíssimo do MNMC.
Antes da inauguração, a partir das 15h00, terá lugar uma sessão de apresentação dos resultados da campanha de restauro “Eu apoio uma obra”, iniciada em 2022 pela Liga de Amigos do MNMC. Esta campanha possibilitou a recuperação de várias obras das colecções do museu, que agora são expostas pela primeira vez ao público, permitindo um novo olhar sobre a sua relevância e a história da instituição.
A entrada na sessão de apresentação e na exposição é livre, e todos são convidados a descobrir e a celebrar este património até agora oculto, que promete surpreender pela sua beleza e singularidade.