A Fundação ADFP, com sede em Miranda do Corvo, refere que nas suas duas EPIR (Equipamento Residencial para Pessoas Idosas), com acordo com a Segurança Social, pratica uma mensalidade média de 826 euros/mês.
Sublinhando que tem valores abaixo do mercado, a Fundação ADFP recorda que “a comunicação social divulgou que nas Residências Seniores em Portugal a estadia num quarto duplo custa em média 1.375 euros/mês e num individual 1.675 euros”.
Na Residência Sabedoria e na Residência Cristo Redentor a Fundação tem também capacidade para 40 pessoas, em vaga particular, sem apoio da Segurança Social.
“Nestas vagas particulares, não protocoladas com o Estado, a Fundação cobra 1.100 euros por quarto duplo ou triplo e 1.350 euros em quarto individual, preços baixos perante a média nacional, sendo que a qualidade dos serviços prestados é muito superior à média”, esclarece.
Nestas duas Residências a Fundação garante enfermagem 24 horas por dia, consulta médica de clínica geral duas vezes por semana, tratamentos de fisioterapia, consultas de psicologia, nutricionista, animação e técnica de Serviço Social, o que “permite um serviço de qualidade muito superior ao existente na generalidade das residências seniores”, sustenta.
A Fundação é uma instituição particular sem fins lucrativos pelo que, mesmo quando actua sem apoio do Estado, procura garantir respostas de qualidade sempre a um preço inferior do mercado”, acrescenta a ADFP, presidida pelo médico Jaime Ramos.
A Fundação refere que “adotou, desde há décadas, uma visão de Residência Geriátrica, com equipa multidisciplinar de técnicos de saúde, para poder responder às necessidades de doentes dependentes, com demência, graves limitações motoras ou acamados”.