Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra avança com incubadora de empreendedorismo sénior

23 de Março 2025 Jornal Campeão: Coimbra avança com incubadora de empreendedorismo sénior

Três entidades de Coimbra vão promover o Programa Factor C’Idade, a primeira incubadora de empreendedorismo sénior e que arranca no dia 29 de Março.

A iniciativa – promovida pelo Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Coimbra Coolectiva – “é uma oportunidade única e 100% gratuita para transformar ideias em impacto”, salientam os organizadores.

Aberto a pessoas de todas as idades e percursos, este programa incentiva a criar e desenvolver soluções inovadoras para um envelhecimento activo e saudável.

“Destina-se não só a pessoas com mais de 50 anos que queiram transformar uma ideia num negócio, mas também a qualquer pessoa, independentemente da idade, que tenha interesse em promover um projecto social que contribua para o envelhecimento activo e saudável ou que já tenha um negócio e o queira direccionar para o público sénior”, referem os promotores.

Em declarações à agência Lusa, Carla Duarte, do Instituto Pedro Nunes, explicou que o Programa Factor C’Idade se insere num projecto dividido em três momentos, que se repetem anualmente.

Já no dia 29 decorre o arranque com um evento de aceleração para promover e partilhar a estruturação de ideias, seguindo-se posteriormente um período de capacitação e consolidação das ideias que passarem à segunda fase.

Por último, tem lugar a fase de incubação de seis meses dos projectos que estejam disponíveis para avançar, que podem ser apresentados por pessoas com mais de 50 anos, empresas, iniciativas sociais da sociedade civil ou de projectos empresariais já criados ou a criar na área da economia da longevidade.

O Factor C’Idade oferece formação prática, mentoria especializada e um espaço de colaboração para testar e validar ideias, permitindo que os participantes adquiram competências para implementar projectos de impacto real.

Os projectos mais promissores terão a oportunidade de serem apresentados a parceiros estratégicos e potenciais financiadores.

Com cofinanciamento da União Europeia, no âmbito do Portugal Inovação Social, o programa conta com o apoio de investidores sociais como a Black Monster Media, Câmara Municipal de Coimbra, Climacer e Global Health Company.