A empresa municipal Águas de Coimbra e a Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais vão realizar a conferência “A Gestão da Água no Contexto das Alterações Climáticas”, que terá lugar a 26 de Março, no Auditório Laginha Serafim, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.
Trata-se de uma jornada de reflexão sobre a gestão dos recursos hídricos, enquadrada na problemática das alterações climáticas, que irá reunir, em Coimbra, académicos e profissionais do sector, para além da presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e do secretário de Estado do Ambiente.
Esta iniciativa, cujas inscrições estão abertas, servirá para comemorar o Dia Mundial da Água (que se assinala no próximo sábado, 22 de Março).
A sessão de abertura será às 10h00, com intervenções de Alfeu Sá Marques, presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, de Carlos Fiolhais, Professor emérito da Universidade de Coimbra e comunicador de Ciência, e de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Tendo como moderador Carlos Fiolhais e relator Filipe Carrito (administrador da Águas de Coimbra) a primeira intervenção na conferência será, pelas 10h30, do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, que abordará “A gestão da água no contexto das alterações climáticas – Políticas do Governo”.
A parte da manhã ainda inclui, pelas 11h30, o tema “A água na agricultura”, com intervenção de Álvaro Mendonça e Moura (presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal), e, pelas 12h00, a participação de Pedro Serra (consultor e especialista em recursos hídricos) que procurará responder à seguinte questão: “Transvases: Sim ou Não?”.
A sessão da tarde, que terá como moderador Fernando Seabra Santos, Reitor emérito da Universidade de Coimbra, e relator Helena Simão, administradora da Águas de Coimbra, começa, pelas 14h30, com a intervenção da presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Vera Eiró.
Também o presidente do Grupo Águas de Portugal, António Carmona Rodrigues, marca presença, pelas 15h00, para abordar “Os desafios das alterações climáticas – visão da Águas de Portugal”.
O penúltimo tema, pelas 15h30, versará os “Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas partilhadas”, através da intervenção de Rodrigo Maia, Professor associado jubilado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, especialista em gestão de recursos hídricos e ambiente.
A sessão final, pelas 16h00, abordará a “Adaptação das cidades às alterações climáticas: o sistema de drenagem da cidade de Lisboa”, com intervenção de José Saldanha Matos, Professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, especialista em hidráulica, recursos hídricos e ambiente.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de Março, com o objectivo de sensibilizar para a importância da água doce, visando promover uma gestão e utillização sustentável deste recurso natural.
O tema deste ano de 2025 é dedicado à preservação dos glaciares, que desempenham um papel vital na garantia de água potável, agricultura, energia e ecossistemas globais.
Pretende-se dar destaque aos desafios do derreter acelerado dos glaciares, que conduz à alteração dos fluxos de água e que coloca milhões de pessoas e ecossistemas em risco, alertando para a urgência da sua preservação e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.
O relatório de Desenvolvimento Mundial da Água de 2025 da UN-Water, que será lançado neste ano, oferece análises detalhadas sobre o impacto dos glaciares e recomendações políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, com foco nas “Torres de Água: Montanhas e glaciares”.