A empresa Águas da Figueira tem, desde 1999, a missão de gerir todo o “ciclo urbano da água” no concelho da Figueira da Foz, com um conjunto de actividades que vão desde a captação, tratamento e distribuição da água de abastecimento, à recolha e tratamento de águas residuais domésticas, assim como a sua devolução ao meio ambiente.
Para assinalar o Dia Mundial da Água, que ocorre este sábado, a Águas da Figueira mostra a sua preocupação com as gerações futuras e realiza uma série de iniciativas nas escolas, junto dos mais jovens. Focada também no presente, a empresa abre regularmente as portas à população, em visitas guiadas acompanhadas por pelo menos um monitor da Águas da Figueira, para responder a dúvidas e enquadrar conhecimentos.
Para os consumidores, a Águas da Figueira tem o “Conta-gotas”, um serviço de telemetria que permite o controlo do consumo e receber alertas de anomalias para que nenhuma gota de água seja desperdiçada. Este serviço, baseado em contadores digitais, reúne toda a informação sobre o consumo de água e avisa em caso de consumos anómalos e suspeita de fugas de água.
A Águas da Figueira é uma joint-venture entre a Aquapor e a AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, tendo o prazo de concessão no concelho da Figueira da Foz sido prorrogado de 2029 para 2042. Este prolongamento permitirá o investimento de mais 12 milhões de euros, com o objectivo de reforçar recursos em termos de eficiência energética e de reutilização de águas residuais, de interligação dos sistemas de água do Norte e do Sul e, ainda, o reencaminhamento dos efluentes urbanos da margem norte esquerda do rio para a ETAR Urbana de Vila Verde.