Coimbra  27 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe competição de programação aplicada à robótica

20 de Março 2025 Jornal Campeão: Coimbra recebe competição de programação aplicada à robótica

A 10.ª edição do BotOlympics, competição de programação aplicada à robótica, em Coimbra, no final do mês, quer incentivar os jovens para o desenvolvimento de competências e juntar a criatividade ao raciocínio lógico e trabalho em equipa.

O BotOlympics decorre na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e no Alma Shopping, nos dias 27 a 30.

A iniciativa, que tem como objectivo desafiar jovens talentos na área da engenharia, é organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEC/AAC), em conjunto com o Clube de Robótica (CR) da Universidade de Coimbra.

Durante os quatro dias de competição, alunos do ensino básico, secundário e superior têm a oportunidade de desenvolver e testar as suas capacidades de programação e resolução de problemas, aplicando os seus conhecimentos a desafios práticos em robôs autónomos ajustados ao seu nível de ensino.

Os alunos do ensino básico vão trabalhar com um robô que percorre um trajecto rodoviário com obstáculos e cruzamentos, a prova dirigida aos alunos do ensino secundário prevê um cenário de entregas e os estudantes do ensino superior simularão uma resposta rápida em que um “robô polícia captura um robô ladrão”, informou a organização do evento.

À semelhança das edições anteriores, os três primeiros dias de competição acontecem no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da FCTUC e a final realiza-se no Alma Shopping durante o último dia do evento.

Em paralelo com a competição, o evento aposta na divulgação da programação e robótica junto do público em geral, promovendo demonstrações, desafios e actividades interactivas pensadas para crianças e famílias.

A iniciativa “distingue-se por aliar competição e formação num ambiente dinâmico e acessível, proporcionando uma experiência única aos participantes, independentemente da sua idade ou nível de experiência”, explicou o coordenador-geral da edição deste ano, Luís Ventura.

A organização afirma que o evento tem “crescido e afirmado a sua importância no panorama educativo e tecnológico português, sendo já a maior competição de programação aplicada à robótica da região Centro”.

Os regulamentos e programação da competição estão disponíveis no ‘site’ oficial do evento. As inscrições para as provas estão esgotadas.