Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investimento de 115 mil euros vai melhorar Centro Escolar do Areeiro

19 de Março 2025 Jornal Campeão: Investimento de 115 mil euros vai melhorar Centro Escolar do Areeiro

A Câmara Municipal de Coimbra deu início ontem, 18 de Março, às obras de manutenção do Centro Escolar do Areeiro, com uma cerimónia de consignação que contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, do presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, e de representantes da empresa adjudicatária, Aceng Engenharia, Lda., assim como da Direcção do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e da Associação de Pais.

O projecto, que representa um investimento de 115.414,92 euros (IVA incluído), tem um prazo de execução de 150 dias e visa melhorar a segurança e a infra-estrutura do Centro Escolar. Entre as principais intervenções, destaca-se a demolição de um muro e a construção de um novo em betão armado, visando reforçar a estabilidade da zona de recreio adjacente ao Jardim de Infância.

O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, sublinhou a importância deste investimento no parque escolar da cidade, destacando o compromisso da autarquia em promover reabilitações e intervenções que garantam o bem-estar das crianças e jovens. “Estamos a trabalhar para dignificar as infra-estruturas escolares, proporcionando ambientes mais seguros e adequados ao desenvolvimento dos alunos”, afirmou.

Além das melhorias na segurança, a empreitada inclui a pintura de interiores e exteriores, a reparação de pavimentos nas salas de aula, a substituição da caldeira a gás e a execução de arranjos exteriores, como a pintura de guardas e a instalação de rampas de acesso a mobilidade reduzida. O parque infantil também será alvo de conservação.

Os trabalhos serão realizados principalmente no exterior do edifício, durante o período lectivo, com o devido cuidado em garantir a segurança de todos os membros da comunidade escolar. No entanto, algumas intervenções, como a pintura dos paramentos exteriores e a reparação dos interiores, decorrerão durante a interrupção lectiva de Verão, de forma a não interferir com as actividades escolares.