O Município de Cantanhede marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que terminou no domingo, destacando-se pela revelação dos primeiros cinco artistas do cartaz da 33.ª edição da Expofacic e pela apresentação do Pink & White Spring Fest’2025 – Mostra de Rosés e Brancos da Região de Coimbra.
A participação do município na maior feira nacional do sector decorreu no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e incluiu também a apresentação do roteiro dos Museus da Cidade. Este inclui o Museu de Arte e do Coleccionismo de Cantanhede e o Museu da Pedra, apresentados por Carlos Gregório, bem como o Museu LOAD ZX, apresentado por João Diogo Ramos.
Na sessão de apresentação, realizada na sexta-feira, 14 de Março, no stand da CIM Região de Coimbra, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, sublinhou a importância das parcerias na promoção turística de um território “que proporciona experiências diversificadas muito gratificantes”.
“O papel da autarquia passa por envolver o mais possível os agentes económicos do sector e também, claro, pela cooperação efectiva com todas as entidades que directa ou indirectamente podem contribuir para o incremento do turismo no território, particularmente a Turismo de Portugal, a Turismo do Centro Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, afirmou a autarca. Acrescentou ainda que existe “a percepção de que o Município regista um crescente afluxo de visitantes e nós queremos acentuar o mais possível esse processo, criando condições para incrementar o valor acrescentado da oferta, em benefício das empresas e das pessoas que trabalham no sector”.
A revelação dos primeiros nomes do cartaz musical da 33.ª edição da Expofacic foi um dos momentos mais aguardados. O evento abrirá a 31 de Julho com o grupo Os Quatro e Meia, seguido dos Xutos e Pontapés (2 de Agosto), Tony Carreira (3 de Agosto), Calema (6 de Agosto) e os brasileiros Menos é Mais (10 de Agosto). O vice-presidente da autarquia e presidente do conselho de administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso, destacou que a Expofacic “tem inúmeros motivos de atractividade fruto de uma programação ecléctica, com uma componente musical de referência, mas também uma pujante área de negócios, do sector agrícola e de artesanato nacional e internacional, grandes exposições e uma irresistível gastronomia. Estamos a falar de uma feira com muitas feiras dentro”.
Outro dos eventos apresentados foi o Pink & White Spring Fest’2025, anunciado pelo vereador Adérito Machado e por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada. O festival, que se realiza a 17 de Maio em Cantanhede, será uma mostra dos vinhos rosés e brancos da região, incluindo espumantes, reforçando a identidade vitivinícola do concelho e consolidando-o como destino de referência nos grandes eventos nacionais de vinho.
A presença de Cantanhede na BTL incluiu ainda a exibição de um vídeo promocional sobre as praias do concelho, uma actuação do duo cantanhedense Plano V e um momento de degustação de produtos locais, promovido pela Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Diversas empresas de hotelaria, restauração e produtores de vinho colaboraram na iniciativa, disponibilizando vouchers que foram distribuídos no evento.