O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, formalizou, no dia 13, uma escritura de compra de uma parcela de terreno, em Chão da Igreja, freguesia da Lamarosa, pelo valor de 11.798,02 euros. O objectivo da autarquia é construir uma via de acesso ao novo cemitério da Lamarosa, que actualmente só é acessível pelo cemitério antigo ou por um caminho em terra batida.
A obra de ampliação do cemitério da Lamarosa, adjudicada em Outubro de 2010, contemplava o alargamento do cemitério dotando-o com instalações sanitárias. O acesso ao novo alargamento é efectuado pelo cemitério antigo, se for pedonal, e em alternativa é realizado por um acesso em terra batida, transformando-se num lamaçal em época de chuva e numa zona de poeira no Verão.
Assim, a CM de Coimbra adquiriu agora este terreno na serventia existente para transformar o caminho num percurso digno de acesso às infra-estruturas existentes.
De referir, que na reunião da CM de Coimbra de 26 de Novembro do ano passado, foi aprovada a resolução de requerer ao Governo, através da Direcção Geral das Autarquias Locais, a declaração de utilidade pública de expropriação, com carácter urgente, e autorização para a tomada de posse administrativa desta parcela de terreno, notificada aos proprietários herdeiros, que vieram a concordar com a mesma.
O terreno, com a área de 271,00 m2, confronta a norte com o cemitério, a sul com herdeiros de Júlio Tubarão da Silva Peixoto, a nascente com Município de Coimbra e a poente com o 12 da Rua da Igreja.