Coimbra  20 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Equipa Locao Bot vence desafio do CTCV na competição RESET

14 de Março 2025 Jornal Campeão: Equipa Locao Bot vence desafio do CTCV na competição RESET

A equipa Locao Bot foi a grande vencedora do desafio lançado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) no âmbito do RESET, uma competição de engenharia promovida por estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O desafio, proposto pelo CTCV, consistiu num estudo de caso que exigia a resolução de um problema concreto em 24 horas, relacionado com processos industriais. Para além das competências científicas, os participantes tiveram de demonstrar capacidades de trabalho em equipa, análise crítica, pensamento analítico e criatividade, habilidades fundamentais no mercado de trabalho actual.

A iniciativa integrou as actividades do BEST (Board of European Students of Technology) e contou com uma sessão conduzida pelo investigador do CTCV Hélio Jorge, dedicada aos desafios da Fabricação Aditiva em materiais cerâmicos. As equipas participantes apresentaram os seus projectos num pitch final realizado ontem.

Durante a cerimónia de encerramento, Sofia David, directora-geral adjunta do CTCV, destacou a importância da colaboração entre a Academia e a Indústria. “O CTCV participa nestas iniciativas no âmbito da sua missão enquanto Centro de Tecnologia e Inovação, promovendo uma maior proximidade entre a Academia e a Indústria”, referiu.

A representante do CTCV expressou ainda satisfação pelo convite para integrar o evento, sublinhando o carácter desafiador do problema proposto. “Esperamos que o repto que lançámos para um upgrade da tecnologia de impressão 3D de cerâmica tenha sido suficientemente estimulante para as equipas e que tenha despertado curiosidade sobre o que é o CTCV, o que fazemos e como trabalhamos”, afirmou.

Sofia David reforçou também o papel do CTCV como entidade de interface entre a ciência e a indústria, salientando a importância de promover soluções inovadoras: “É essencial contarmos com pessoas motivadas, inovadoras, que pensem fora da caixa e que estejam, antes de mais, do lado das soluções, e não dos problemas”.