Foi inaugurada hoje, dia 13 de Março, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a exposição interactiva de ciência “Talking Brains – Programados para Falar”. O evento contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Curador da Fundação “la Caixa” | BPI, Artur Santos Silva, da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e do Director do UC Exploratório, Paulo Trincão. A exposição, que agora chega a Coimbra no âmbito de um acordo de colaboração entre a Fundação “la Caixa” | BPI e a Universidade, através do seu Museu da Ciência e do UC Exploratório, oferece uma imersão na complexidade do cérebro linguístico humano.
Na sessão de inauguração, que contou ainda com a presença de Javier Hidalgo, Director de Exposições Científicas da instituição espanhola, foi anunciada a renovação do protocolo entre o UC Explorátório e a Fundação “la Caixa” por mais três anos. Sobre este acordo, Amílcar Falcão destacou que, para além de ser uma honra, é um legado que deixa no seu último ano de mandato como Reitor, sublinhando que “o UC Explorório é uma mais valia para a cidade, e também para o país, e este apoio por parte da Fundação confirma a qualidade deste espaço do conhecimento”.
Uma viagem pelo cérebro linguístico
A exposição “Talking Brains” convida os visitantes a explorarem a linguagem como um traço único dos seres humanos, abordando questões como a evolução do cérebro linguístico e as diferenças entre a comunicação humana e a de outros animais. Com recurso a experiências interactivas e avanços científicos, a mostra também evidencia o impacto da investigação no diagnóstico e tratamento de perturbações da linguagem.
Paulo Trincão, Director do UC Exploratório, sublinhou a importância desta exposição para a cidade: “É uma enorme vitória para Coimbra, pois foram sete anos de negociação e, com este protocolo, conseguimos estar no centro das grandes exposições da Europa. Esta é uma oportunidade única para a comunidade da região Centro visitar uma exposição de nível europeu”. Destacou ainda que o principal objectivo do UC Explorório e da Universidade de Coimbra é “aumentar a cultura científica das pessoas, proporcionando-lhes instrumentos para conhecerem melhor a ciência e, assim, entenderem melhor a sociedade”.
A exposição conta com diversas instalações que permitem aos visitantes experimentarem diferentes estados da linguagem, incluindo situações em que esta está ausente ou alterada devido a condições neurológicas. Também são explorados os mecanismos da aquisição da linguagem em crianças e o papel da plasticidade cerebral no desenvolvimento da comunicação.
Acessibilidade e programação
A exposição está aberta ao público geral a partir dos seis anos e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Os clientes BPI Grupo CaixaBank têm acesso gratuito. A exposição é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e inclui informações em português e inglês.
Para além da exposição, estão previstas actividades complementares que permitirão explorá-la para além do seu próprio conteúdo, potenciando o conhecimento e a experiência dos visitantes. “Coimbra tem know-how e a capacidade de trazer ainda mais valor a este tipo de iniciativas, proporcionando mais conhecimento e informação”, destacou Paulo Trincão. A exposição reflecte o compromisso da Fundação “la Caixa” e da Ciência Viva na promoção da cultura científica e tecnológica em Portugal e Espanha.
O curador da Fundação “la Caixa” elogiou a forma como a exposição foi montada no Exploratório, sublinhando que “a função da Fundação é muito vasta, mas o conhecimento é um dos muitos bastiões que defendemos e apoiamos”.
“Talking Brains – Programados para Falar” propõe uma imersão sem precedentes no universo da linguagem humana, explorando o que nos torna seres essencialmente linguísticos e como o cérebro desempenha um papel central nessa capacidade extraordinária.