Coimbra  20 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe 2.ª edição internacional da “Elite Quebra Costas”

12 de Março 2025 Jornal Campeão: Coimbra recebe 2.ª edição internacional da “Elite Quebra Costas”

A cidade de Coimbra prepara-se para acolher, no próximo sábado, dia 15 de Março, a 2.ª edição internacional da prova “Elite Quebra Costas Internacional”. O evento, que tem início marcado para as 9h00, desafia 700 bombeiros a percorrer, no menor tempo possível, um trajecto de 500 metros entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), enfrentando um desnível de 113 metros e um declive de aproximadamente 14,1%.

Os participantes, oriundos de 17 distritos de Portugal continental – com a excepção de Bragança –, irão realizar a prova equipados com o seu equipamento de protecção individual (EPI), que inclui casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas, cogula, luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório, totalizando cerca de 30 quilos de peso. O objectivo é superar o recorde estabelecido em 2 minutos e 42 segundos pelo bombeiro Paulo Costa, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Pela primeira vez, a competição contará com a participação de quatro bombeiros da Polónia, representando os Bombeiros de OSP Giedlarowa, além de elementos de Espanha, Brasil e Roménia. A competição, que decorrerá em formato de contra-relógio, prevê que, em caso de empate, vença o atleta mais velho nos individuais e a equipa com a soma de idades mais elevada. O regulamento determina ainda que serão desqualificados os participantes que compareçam com EPI incompleto ou não normalizado, que desrespeitem as instruções da organização ou que retirem qualquer parte do equipamento durante a prova.

A entrega de prémios está agendada para as 13h00, no Pátio das Escolas da UC, contando com a presença do vereador Carlos Matias Lopes, bem como de representantes das entidades envolvidas. O evento constitui uma oportunidade para valorizar o trabalho dos bombeiros e promover a troca de experiências entre profissionais de diferentes países, reforçando o compromisso com a segurança e a emergência.