Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã vence Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

9 de Março 2025 Jornal Campeão: Lousã vence Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

A Câmara da Lousã venceu o Prémio da Paisagem do Conselho da Europa com o projecto “Aldeias da Serra da Lousã – onde as aldeias soam a único”, a primeira vez que a distinção é atribuída a Portugal, anunciou o Município.

Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal são as cinco aldeias envolvidas no projecto iniciado em 2002 que se propôs recuperar uma paisagem serrana, desde as casas tradicionais à fauna e flora endémicas.

O desenvolvimento territorial sustentável, o valor exemplar, a participação pública e o aumento de consciencialização foram os parâmetros avaliados para a atribuição da distinção.

A iniciativa começou com a aprovação dos Planos de Aldeia, política do Município e por agentes privados há mais de 20 anos.

“A sua concretização permitiu inverter uma trajectória de declínio e de abandono, assegurando, através da adopção de medidas de ordenamento, conservação e gestão da paisagem, a salvaguarda dos valores patrimoniais e a revitalização das aldeias, atribuindo-lhes novas funções”, salienta a Câmara da Lousã.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa foi criado em 2008 e pretende promover e sensibilizar a sociedade para o valor e importância das paisagens e para as mudanças que nelas vão ocorrendo.

Na primeira vez em que Portugal foi distinguido a Finlândia, Croácia, França, Geórgia, Grécia, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça eram os outros países candidatos.

O projecto “Aldeias da Serra da Lousã – onde as aldeias soam a único” já tinha ganhado, em 2022, o Prémio Nacional da Paisagem, promovido pela Direcção-Geral do Território.