A Câmara Municipal de Coimbra vai deliberar, na reunião da próxima segunda-feira, 10 de Março, a abertura de um concurso público para a requalificação do Museu Nacional de Machado de Castro. A empreitada tem um preço base de 1.778.574 euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 300 dias.
O projecto foi desenvolvido pelo ateliê Gonçalo Byrne – Arquitecto e a sua revisão está a cargo da empresa TUU – Building Design Management. O financiamento da intervenção será assegurado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A requalificação do edifício inclui a substituição de revestimentos de pavimentos, caixilharia e estores, a introdução de linhas de vida e telhas passadeira nas coberturas de telha, o estudo de ventilação do espaço entre o envidraçado do “cubo” e os espaços adjacentes, a alteração do teto na copa e no corredor de entrada da cafetaria, a substituição do sistema de fixação dos degraus da escada de caracol de apoio à cozinha, bem como a limpeza e restauro de fachadas e a limpeza de coberturas de pedra.
O contrato interadministrativo de cooperação para esta requalificação foi formalizado em Novembro de 2021 entre a CM de Coimbra e o Governo, através da Direcção-Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro.
Esta intervenção pretende garantir a preservação e a modernização do museu, respeitando as suas características actuais, após a profunda remodelação realizada entre 2006 e 2012.