Coimbra  20 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra reforça Fundo Municipal de Emergência Social com quase 600 mil euros

8 de Março 2025 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra reforça Fundo Municipal de Emergência Social com quase 600 mil euros

A Câmara Municipal de Coimbra vai destinar 594.980,74 euros ao Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) em 2025, garantindo apoio a indivíduos e agregados familiares em situação de carência social e económica.

Deste montante, 305 mil euros serão transferidos directamente para as 18 Comissões Sociais de Freguesia (CSF) em duas tranches, substituindo as três anteriormente previstas no Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS). Esta decisão, que será deliberada na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, 10 de Março, visa mitigar as dificuldades económicas que muitas famílias continuam a enfrentar.

O valor total do FMES para 2025 resulta da soma do saldo transitado do ano anterior, no valor de 276.980,74 euros, com os 318 mil euros disponibilizados pela autarquia para execução em 2024.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, sublinhou a relevância desta medida: “Reconhecemos a importância do trabalho das Comissões Sociais de Freguesia nos apoios dados às famílias com carências económicas e sociais e, por isso mesmo, investimos quase 600 mil euros para proporcionar melhores condições de vida.”

Ana Cortez Vaz, vereadora com o pelouro da Acção Social, reforçou o impacto positivo do FMES: “Esta é uma ferramenta célere e de proximidade às populações. O trabalho das 18 Comissões Sociais de Freguesia, em rede e articulação com entidades locais, é essencial para apoiar os agregados familiares vulneráveis e construir um concelho mais coeso socialmente.”

Os apoios concedidos através do FMES incluem ajudas em despesas emergentes de alimentação, saúde, habitação (rendas, equipamentos e pequenas reparações), electricidade, água, gás, educação e outras necessidades essenciais.

A gestão do FMES será assegurada por diversas entidades, entre as quais a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês, o Clube Tempos Livres de Santa Clara, a APPACDM de Cernache e outras instituições sociais distribuídas pelas freguesias do concelho.