A Câmara de Coimbra vai promover um conjunto de iniciativas em diversos espaços municipais para celebrar do Dia Internacional da Mulher, este sábado, 8 de Março.
O programa é diversificado, tendo como objectivo celebrar a mulher na história da cidade, na cultura e no empreendedorismo.
Neste sábado, às 10h00, realiza-se no Restaurante Bresca a conversa “Mulheres de Negócios”, um encontro informal entre mulheres empreendedoras de Coimbra que vão partilhar os seus percursos de vida incomuns. O evento contará com a presença de Irina Moreira (PURR.ai), vencedora do Prémio Empreendedorismo Feminino 2024, Sara Matos (The Wine House), Leila Sadhegi (FaceStudio) e Ana Cortez Vaz (vereadora da CM de Coimbra). A entrada é gratuita.
Ainda no dia 8, às 15h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe a apresentação do roteiro “Mulheres em Coimbra”. A iniciativa homenageia figuras femininas que marcaram a academia e a cidade, como Domitila Carvalho, Regina Quintanilha, Dona Isabel de Aragão, Maria Marrafa e a Tricana. Este percurso está disponível na WebApp Roteiros de Coimbra e é de acesso gratuito.
À mesma hora, mas no Edifício Chiado, decorre a oficina “À hora do chá!”, inspirada na obra de Raquel Roque Gameiro. Nesta actividade, as crianças dos 6 aos 9 anos podem reflectir sobre o papel das mulheres na sociedade, enquanto partilham um bolinho.
Antes, pelas 14h30, vai realizar-se uma manifestação organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres, com concentração na rotunda da Princesa Cindazunda, seguida de desfile até à Praça 8 de Maio.
No mesmo dia, às 21h00, a Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês e a Junta de Freguesia de Almalaguês promovem o “Concerto Dia da Mulher”, num espaço decorado com trabalhos em crochet e arte. A ação vai ter música, poesia, uma exposição e venda de tecelagem de Almalaguês. O evento decorre na Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês.
Já no dia 12 de Março, às 10h00, no Mercado Municipal D. Pedro V, realiza-se a acção de sensibilização “Disparidades de género no sector digital e empoderamento através de medidas de autoconfiança no domínio das competências digitais”. A iniciativa é dirigida às comerciantes da Baixa de Coimbra, no âmbito do projecto Bairros Comerciais Digitais. O evento é de acesso gratuito.