Pedro Baptista (Praxis), Jorge Brito (secretário executivo da CIM), Emílio Torrão (presidente da CIM) e Carlos Figueiredo (Turismo Centro Portugal)
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai apresentar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) um guia sobre locais únicos no seu território e um filme promocional produzido a 100% por inteligência artificial (IA).
O guia, que será apresentado na quarta-feira, 12 de Março, dia de abertura da BTL, contém 114 locais dos 19 municípios que integram a CIM da Região de Coimbra, conforme anunciou esta quinta-feira o seu presidente, Emílio Torrão, em conferência de imprensa que decorreu na Praxis.
“A região tem locais únicos e absolutamente diferenciadores, que podem ser visitados ao longo de todo o ano, que é uma característica que estamos a explorar com este tema, estimulando as pessoas a conhecerem locais únicos no nosso território”, sublinhou.
Segundo Emílio Torrão, que preside também à Câmara de Montemor-o-Velho, o guia pretende divulgar o património, a natureza e a cultura, propondo mais do que um local por município para “oferecer várias perspectivas de visita”.
Emílio Torrão acrescentou que grande atração do stand da CIM Região de Coimbra na BTL 2025, que decorre de 12 a 16 de Março, será a exibição do “primeiro filme de turismo feito 100% por inteligência artificial” em Portugal.
“A inteligência artificial vai permitir que possamos oferecer um filme completamente inovador do ponto de vista daquilo que é apelativo, ou seja, conseguimos com as nossas imagens apelativas fazê-las muito mais espectaculares”.
Stand inovador e atractivo
A CIM Região de Coimbra volta a apostar num stand “inovador e atractivo”, que vai acolher uma programação variadas dos seus 19 municípios, com degustações de produtos regionais e espaço para operadores turísticos.
Um dos maiores objectivos passa por apresentar o território “como um destino turístico coeso e diversificado, com os 19 municípios a interagirem em simultâneo e a proporcionarem um desafio a todos os visitantes”, sustentou Emílio Torrão.
Além de divulgar a oferta turística da região, a CIM pretende diminuir o factor sazonalidade e aumentar a estada média do turismo, apostando num turismo sustentável e de baixo impacto ambiental.
Dando ênfase à palavra “único”, o secretário executivo da CIM, Jorge Brito, reforçou a necessidade da região se diferenciar com a apresentação de 114 locais “inimitáveis, que só existem na região de Coimbra”, em resultado de um trabalho “longo e de crivo fino”.
O stand, acrescentou, “será inovador e atractivo, muito aberto e ligado ao território”, no qual os visitantes vão poder tirar fotografias como se estivessem num dos 19 locais únicos da região de Coimbra.
Pedro Baptista, da Praxis, assinalou que a marca vai continuar a apostar na divulgação e afirmação do património cervejeiro de Coimbra, que este ano assinala 100 anos das marcas Topázio e Onix.
A CIM da Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Pedro Baptista (Praxis), Jorge Brito (secretário executivo da CIM), Emílio Torrão (presidente da CIM) e Carlos Figueiredo (Turismo Centro Portugal)