Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclo de Teatro Amador anima fim-de-semana em Cantanhede, Cadima e Franciscas

6 de Março 2025 Jornal Campeão: Ciclo de Teatro Amador anima fim-de-semana em Cantanhede, Cadima e Franciscas

O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo fim-de-semana com espectáculos em Cadima, Cantanhede e nas Franciscas. Três grupos teatrais darão vida a esta iniciativa promovida pela autarquia cantanhedense, numa acção de revitalização da actividade teatral no concelho.

No sábado, pelas 21h30, o EKOS – Grupo de Teatro, da Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede, apresenta “Operação Câmara Oculta”, de Margarida Vaz e Vanessa Pinto, no salão da Junta de Freguesia de Cadima. A peça promete uma noite cheia de suspense e humor, na qual um grupo de amigos se depara com um segredo inesperado que pode abalar o poder local.

Também no sábado, à mesma hora, o Grupo de Teatro Renascer sobe ao palco do salão do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, em Cantanhede, com “Nós os Ricos – A Crise da Fortuna” de Mário Zambujal e José Fanha. A comédia satírica retrata a vida de Berto, um novo-rico espalhafatoso que, entre mal-entendidos e momentos hilariantes, evidencia o contraste entre o parecer e o ser na sociedade portuguesa.

Já no domingo, às 16h00, o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas apresenta “A Freira Desastrada e os Pastéis de Belém”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com adaptação de Dora Jesus. A peça conta a história de uma noviça desastrada que, durante um castigo, cria inadvertidamente uma receita infalível dos famosos pastéis, conquistando a admiração da madre superiora.

A edição deste ano do Ciclo de Teatro Amador decorre até Abril, com um total de 38 sessões que envolvem mais de 350 participantes, entre actores e elementos da produção. Durante quatro meses, todos os fins-de-semana, haverá pelo menos uma peça em cena, promovendo a cultura local e a tradição teatral em diversas freguesias do concelho.