A Festa do Queijo Serra da Estrela, que se realiza no próximo sábado e domingo (dias 8 e 9) em Oliveira do Hospital, irá contar com mais de 200 expositores com produtos genuínos e de qualidade, conforme anunciou o presidente da Câmara Municipal.
Francisco Rolo, que falava esta quarta-feira, no Porto, onde o certame foi apresentado em pleno Mercado do Bom Sucesso, justificou esta iniciativa como uma forma de dar a conhecer a Festa do Queijo Serra da Estrela à região Norte e de convidar todos a visitarem Oliveira do Hospital e apreciarem uma iniciativa que “eleva e reconhece o esforço de quem labuta diariamente para concretizar um produto genuíno, de excelência, tratado de forma artesanal”.
“Trata-se, igualmente, de uma homenagem ais pastores e às queijeiras”, referiu o presidente da Câmara, recordando, a propósito, que iniciativas idênticas de promoção da Festa do Queijo da Serra, com a presença de ovelhas da raça bordaleira, já se realizaram em anos anteriores em Coimbra e em Lisboa.
Esta acção junto do público do norte do País é, para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, “de grande importância, para captação de mais visitantes para a maior festa do queijo de Portugal, certame que eleva e reconhece o esforço de quem labuta diariamente para concretizar um produto genuíno, de excelência, tratado de forma artesanal”.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, reúne expositores de produtos tradicionais, de qualidade e genuínos, incluindo enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e mostra de gastronomia.
Ao nível do queijo estarão cinco produtores de origem protegida da Serra da Estrela, mais um produtor artesanal, com queijos de pasta mole, pasta dura e requeijão.
Muitas iniciativas
Neste segundo fim-de-semana de Março são várias as iniciativas que Oliveira do Hospital proporciona aos milhares de visitantes que acorrem ao recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estende a algumas ruas próximas. O programa inclui provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, uma exposição animal, showcookings como a “Gastronomia com Queijo Serra da Estrela” e o concurso “A maior abóbora”. Realiza-se também, no domingo, a 16.ª Maratona BTT, com 40 km, incluindo um passeio familiar de 15 km.
“Oliveira do Hospital abraça Portugal inteiro com uma mostra que destaca aquele que é um dos melhores queijos do mundo, e este ano, alinhados com a estratégia do Turismo Centro de Portugal, apostámos na internacionalização, sobretudo junto do mercado ibérico onde se pretende crescer por via das parcerias e redes criadas”, acentua o autarca.
A anteceder a Feira do Queijo decorre até sexta-feira a “Semana da Gastronomia”, onde são apresentados à mesa de duas dezenas de restaurantes o melhor da carta gastronómica do concelho
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, com o apoio da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, pretende, segundo o presidente do Município, José Francisco Rolo, “estimular a economia e gerar atractividade no sector da restauração”, através do turismo gastronómico.