Coimbra  27 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares reforça prevenção e monitorização florestal com a GNR

3 de Março 2025 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares reforça prevenção e monitorização florestal com a GNR

No âmbito do ‘Programa Floresta Segura 2025’, a Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana encontra-se em Vila Nova de Poiares para realizar acções de sensibilização, com o objectivo de promover a protecção do património florestal e a segurança dos cidadãos.

A operação baseia-se em dois pilares fundamentais: prevenção e monitorização. A abordagem integrada e coordenada entre diversas entidades tem como objectivo garantir a segurança das comunidades e a preservação dos recursos naturais, assegurando o cumprimento da legislação em vigor. Entre as principais preocupações está a verificação da limpeza das faixas de protecção em redor das habitações e dos aglomerados populacionais, uma responsabilidade que cabe aos proprietários.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “investir na prevenção é investir no futuro do Concelho”, sublinhando que “esta iniciativa é um alerta a toda a comunidade para a importância da adopção de medidas e práticas preventivas, capazes de minimizar o risco de incêndio florestal”. O autarca reforça ainda que “a sensibilização da população é o primeiro passo para a protecção efectiva da nossa floresta. É imprescindível que os munícipes conheçam os riscos e adoptem comportamentos preventivos, contribuindo para a diminuição do perigo e para a preservação do património natural”.