O Museu Municipal de Coimbra preparou uma programação diversificada para o mês de Março, com actividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos nos seus diversos núcleos. Entre as iniciativas destacam-se oficinas para crianças, visitas guiadas, uma residência artística e uma conferência sobre o edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
A programação infantil e escolar inclui diversas oficinas e visitas encenadas. No dia 8 de Março, às 15h00, realiza-se a oficina “À hora do chá”, no Edifício Chiado, explorando o papel das mulheres na sociedade através da obra de Raquel Roque Gameiro. Destina-se a crianças dos seis aos nove anos. Já no dia 11 de Março, haverá uma visita guiada ao Edifício Chiado e à Colecção Telo de Morais, com duas sessões dirigidas ao 3.º ciclo e Ensino Secundário.
A tradição do Fado de Coimbra será abordada na oficina “Actualizações no mundo do Fado de Coimbra!”, que decorre na Torre de Anto para alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos. No dia 12 de Março, acontece a visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, na Torre de Almedina. Já a 18 de Março, a Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada recebe visitas guiadas dirigidas a estudantes do 3.º ciclo e Ensino Secundário.
O Dia do Pai e a chegada da Primavera também são assinalados. No dia 19 de Março, crianças do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos terão actividades comemorativas no Edifício Chiado. Entre 21 e 28 de Março, a celebração da Primavera inclui a criação de flores na Torre de Almedina, seguida de um passeio até ao Parque Manuel Braga, onde será contada a história “O Augusto quer ser arquitecto”.
A programação para o público em geral destaca-se pela residência artística de pintura, a 15 de Março, no Edifício Chiado, promovida pelo Atelier Artístico AEMINIUM e orientada por Romas Tauras. No mesmo dia, às 15h30, realiza-se uma visita pelo antigo espaço das Judiarias de Coimbra.
No dia 27 de Março, às 18h00, a conferência “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto”, conduzida por Berta Duarte, terá lugar no Edifício da Inquisição. Por fim, no dia 28 de Março, às 15h30, é inaugurada na Galeria Almedina a exposição “ADversidades”, com trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra.
As actividades requerem inscrição prévia, através dos contactos disponíveis no Museu Municipal de Coimbra.