Coimbra  27 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe antigo Hospital Pediátrico para novo Centro Artístico

27 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Coimbra recebe antigo Hospital Pediátrico para novo Centro Artístico

O Governo transferiu hoje, em Coimbra, 22 imóveis públicos sem utilização para 12 municípios, destacando-se a cidade de Coimbra com a gestão do antigo Hospital Pediátrico. A cerimónia ocorreu na sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, enalteceu a importância das autarquias na revitalização e requalificação do património imobiliário público.

Em declarações durante a cerimónia, João Silva Lopes sublinhou o papel fundamental dos municípios na recuperação de imóveis devolutos, destacando que o Governo cumpre o seu compromisso de promover a autonomia territorial e a gestão eficiente do património público, que deve ser aproveitado para o bem das populações e para o fortalecimento de sectores como a cultura, a educação e a saúde.

“Graças a este esforço, diferentes imóveis, de norte a sul do país, ganharão uma nova vida e passam a estar ao serviço das populações e de todos os que visitam os municípios”, afirmou o governante.

A transferência de hoje inclui imóveis que serão convertidos em serviços públicos, museus, unidades de turismo, Lojas do Cidadão e centros de inovação, com especial destaque para o projecto de Coimbra. A gestão do antigo Hospital Pediátrico de Coimbra será agora assumida pelo município, que planeia instalar no local um Centro de Transdisciplinar de Apoio à Criação Artística e uma Casa das Comunidades, num investimento superior a 33 milhões de euros.

Este projecto é um dos maiores e mais ambiciosos entre os 22 imóveis transferidos, que incluem também iniciativas de reabilitação de escolas, unidades de saúde e espaços culturais em municípios como Albufeira, Portimão, Tomar, Coruche, entre outros.

João Silva Lopes lembrou que, em menos de um ano, o Governo já celebrou 33 acordos de transferência de edifícios públicos com 29 municípios, envolvendo um investimento global de quase 50 milhões de euros. Deste total, 40 milhões de euros estão agora destinados à requalificação dos imóveis, reforçando a aposta na regeneração urbana e na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.