A “Choc Choc Chocolate” da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD) – Cavalo Azul vai inaugurar, sexta-feira, dia 28, às 16h00, o seu novo espaço de fabrico de chocolates e sobremesas.
A instituição, situada em Marco dos Pereiros, na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, convida toda a comunidade a associar-se a este momento festivo que promete muitas surpresas, convívio e, como não poderia deixar de ser, muita doçura.
“Não perca, por isso, esta oportunidade de conhecer a ‘Choc Choc Chocolate’, os nossos mestres chocolateiros e os deliciosos e criativos produtos que estão já a ser confeccionados neste novo espaço de trabalho”, refere a Associação.
O projecto “Choc Choc Chocolate” surgiu em 2022, através do financiamento do BPI Fundação La Caixa, e permitiu a capacitação de 8 utentes com multideficiência na arte de trabalhar com chocolate, sempre com o acompanhamento e supervisão da monitora Elsa Pires.
A “Choc Choc Chocolate” ganha agora o seu tão ambicionado espaço próprio e passa a funcionar num contentor devidamente equipado para a confecção de chocolates. “A concretização deste projecto só foi possível com o apoio e carinho da sociedade civil, que foi convidada a associar-se à campanha de recolha de fundos para este fim e que, mais uma vez, se uniu para apoiar esta causa solidária”, sublinha a Associação..
“De referir que, apesar de só agora ter instalações próprias, o projecto conta já com mais de dois anos de experiência e o trabalho dos nossos mestres chocolateiros é já conhecido da comunidade, uma vez que tem participado em vários eventos, onde o público tem tido oportunidade de degustar as suas deliciosas criações”, acrescenta a Cavalo Azul.
Durante este período, a instituição tem vindo também a estabelecer parcerias com várias entidades da cidade, no sentido de instalar pontos de venda/recolha para os seus bombons e outros produtos próprios confecionados na sua chocolataria.
Tal como em todos os projectos desenvolvidos pela AFSD, a “Choc Choc Chocolate” pretende envolver a comunidade e evidenciar que “as pessoas com deficiência, apesar das suas limitações, são extraordinárias, com muitas capacidades, uma vontade incrível de viver e muito para partilhar”.
A inauguração do novo contentor é também uma oportunidade de se conhecer melhor esta Instituição Particular de Solidariedade Social, presidida por Ana Paula Moreira, e que se prepara para celebrar, já no próximo dia 1 de Abril, 10 anos ao serviço da comunidade.
A AFSD tem como principal objetivo oferecer às pessoas com necessidades de cuidados especiais, nomeadamente com incapacidade/deficiência intelectual e multideficiência, uma alternativa de vida, usufruindo da autonomia possível e de uma vida com dignidade.
Tem também como missão contribuir para a sua integração e inclusão social e, se possível, independência económica, criando condições de vida o mais próximas da normalidade possível. Para tal, dispõe de três respostas sociais – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) com 30 utentes, Lar Residencial (LRE) com 12 e Serviço de Apoio à Vida Independente (SAVI) com 27 utentes/beneficiários. No âmbito do CACI disponibiliza três oficinas – Olaria, Criatividade e Socialização. O “Choc Choc Chocolate” é o seu projecto mais recente.