Robert Souza (Bloco do Beco), Francisco Veiga (vice-presidente da Câmara), João Francisco Campos (presidente da UF de Coimbra), Assunção Ataíde (presidente da APBC)
O Carnaval de Coimbra vai proporcionar à Baixa da cidade “momentos de alegria” no fim de semana, através de uma programação para todos os públicos, que tem como destaque o desfile do Bloco do Beco, com 40 participantes.
A celebração acontece no sábado e no domingo (dias 1 e 2 de março), na Praça do Comércio, e reúne iniciativas planejadas, dirigidas a todas as idades, prometendo proporcionar não só uma festa, mas momentos de alegria, de forma gratuita, revela o coprodutor do Carnaval de Coimbra 2025, Robert Souza. Está ainda prometida a “entrega de algo mais para a cidade: a união dos povos”, vincou.
Este ano, o desfile do Bloco do Beco, que conta com a participação de aproximadamente 40 pessoas, será acompanhado por um veículo de som, garantindo assim uma capacidade sonora maior e lembrando-se ao Carnaval de Olinda (município no Estado de Pernambuco, no Brasil).
O desfile acontecerá no sábado, pelas 16h30, e parte da Praça 8 de Maio, passando pelas Ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges e Largo da Portagem, finalizando na Praça do Comércio.
Ao longo da conferência de apresentação do evento, no Hotel Oslo, o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, afirmou que esta é uma oportunidade de “experimentar um Carnaval com muito sabor brasileiro”. “É um Carnaval para famílias”, com dois dias de animação e atividade para todas as idades, sustentou.
No sábado, a manhã será dedicada aos mais novos, enquanto o resto do dia, para além da atuação do Bloco do Beco, será marcado pelo concerto de Karla da Silva e pela atuação do DJ Patisol. Com a abertura do bloco de Barcelona “La Repúbli-k de L’Avern”, ou no dia seguinte com o espetáculo de Rodrigo Silveira e Banda e DJ Phephz.
A presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, sublinhou que “está a ser implementado um novo hábito na cidade, que é festejar o Carnaval de uma maneira genuína”. “Este encontro de culturas é muito gratificante e realmente são dois dias de exemplo para a cidade e para Coimbra mostrar ao mundo que pode trabalhar com todos os países, no âmbito de um Carnaval genuíno”, vincou.
Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, anunciou o apoio financeiro da autarquia, no valor de 25 mil euros (o mesmo concedido na última edição), para uma iniciativa que fomenta, também, a interculturalidade.
O Carnaval de Coimbra vai decorrer na Praça do Comércio, entre as 10h00 e as 24h00 de sábado e entre as 16h00 e as 23h00 de domingo.
PROGRAMA
1 de Março (Sábado)
10h00 – Sábados para a Infância (realização Teatro da Cerca de S. Bernardo e Escola da Noite) | Praça do Comércio
11h00 – Sábados para Infância com Alex Lima: Danças Cantigas e Brincadeiras | Praça do Comércio
13h00 – Improkids (realização CoimbraImpro) | Praça do Comércio
15h00 – Concentração Bloco do Beco | Praça 8 de Maio
16h30 – Saída do cortejo Bloco do Beco | Praça 8 de Maio
18h30 – Concerto Bloco do Beco | Praça do Comércio
19h00 – DJ Patisol | Praça do Comércio
20h00 – Concerto Karla da Silva | Praça do Comércio
22h15 – Dj Patisol
00h00 – Fim
2 de Março (Domingo)
16h00 – Abertura do Carnaval com o Bloco de Barcelona: La Repúbli-k de l’Avern | Praça do Comércio
17h30 – DJ Phefhz | Praça do Comércio
19h00 – Concerto com Rodrigo Silveira e Banda: Filipe Furtado, Neiva, Mc Sujeito, Keissy Carvelli, Mirlla Queiroz, Vitória Negreiros, Alex Lima, Rafael Magalhães e Grupo do Beco | Praça do Comércio
21h30 – DJ Phefhz | Praça do Comércio
23h00 – Fim