Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis lança desafio gastronómico com a truta do Ceira

26 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Góis lança desafio gastronómico com a truta do Ceira

O Município de Góis vai promover, entre os dias 17 e 20 de Abril de 2025, mais uma edição da iniciativa “Páscoa de Sabores”, que convida todos a explorar os pratos tradicionais da gastronomia local, num evento associado à celebração da Páscoa.

Este ano, a grande novidade é o 1º Desafio de “Trutas à Moda do Ceira”, uma competição destinada a dinamizar o sector da restauração e a promover uma das espécies de peixe mais apreciadas da região: a truta. A acção está integrada no plano de dinamização do “Ciclo da Truta de Góis – Parque da Monteira”, um projecto financiado pelo Turismo de Portugal.

Para além dos pratos típicos que fazem parte da ementa pascal, como a sopa serrana e de castanha, o cabrito assado e as famosas “Gamelinhas”, os restaurantes de Góis serão desafiados a recriar a receita tradicional das “Trutas à Moda do Ceira”. O objectivo é transformar este prato clássico numa entrada ou petisco delicioso, como sugestão para o início de uma refeição mais substancial.

A autarquia irá fornecer gratuitamente a truta, produzida no “Ciclo da Truta de Góis – Parque da Monteira”, aos estabelecimentos de restauração que decidam aderir à iniciativa. Cada participante terá a oportunidade de confeccionar e apresentar a truta de acordo com a sua própria interpretação, criando uma versão única do prato.

Para garantir a qualidade e a excelência na confecção, a selecção da melhor entrada/petisco será feita por um júri especializado, composto por três membros com vasta experiência em hotelaria, gastronomia e turismo. A prova será realizada em formato cego, assegurando a imparcialidade na avaliação dos pratos.

Os três melhores estabelecimentos, seleccionados por critérios de sabor, técnica e criatividade, serão premiados com troféus simbólicos: “Truta de Ouro”, para o primeiro classificado; “Truta de Prata”, para o segundo; e “Truta de Bronze”, para o terceiro. Estes prémios visam não só premiar a excelência gastronómica, mas também incentivar os participantes a explorarem novas formas de interpretar a rica tradição culinária da região.