Coimbra  20 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sindicato dos Bancários do Centro completa 90 anos

25 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Sindicato dos Bancários do Centro completa 90 anos

O SBC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias completa 90 anos esta terça-feira (dia 25), com a efeméride a ser celebrada no próximo dia 15 de Março, com um programa variado que decorrerá no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A história do SBC iniciou-se em 25 de Fevereiro de 1935, data em que foram aprovados os seus estatutos e assinado o respectivo alvará, com a designação de Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Coimbra (SNEBDC). Mais tarde passou a ser SBC – Sindicato dos Bancários do Centro. Actualmente, embora mantendo a sigla SBC, designa-se como Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias.

Sendo um sindicato de âmbito nacional com uma forte presença nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu e Guarda, e contando com cerca de 5 mil associados, assume-se, reconhecidamente, como “o sindicato mais próximo dos bancários”, e também como “uma Instituição sindical sólida e sustentável que gere um orçamento anual superior a 13 milhões de euros“.

Tendo como presidente da Direcção Helena Carvalheiro e como presidente do Conselho Geral e da Mesa da Assembleia-Geral Carlos Silva (antigo secretário-geral da UGT), o SBC afirma ser seu propósito “promover um sindicalismo de qualidade e de proximidade, prestando assistência médico-social aos seus associados e familiares, através dos SAMS”.

O SBC tem a sua sede em Coimbra (em edifício próprio, na Avenida Fernão de Magalhães), e Delegações Regionais em Leiria, Viseu e Guarda. Possui Postos Clínicos em Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Caldas da Rainha e Figueira da Foz.

É, conjuntamente com o MAIS Sindicato, o SBN e o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora – STAS, sindicato fundador da FEBASE, Federação de Sector Financeiro, associação de sindicatos filiados na UGT que representam trabalhadores do sector financeiro, que exerce a sua actividade em todo o território nacional.

Filiado na UGT de Portugal e na UNI (Federação Sindical Internacional da área de Serviços), o SBC, segundo os seus dirigentes, “tem vindo a promover a defesa e melhoria das condições de trabalho, da qualidade de vida e dos direitos laborais dos trabalhadores bancários, através de um sindicalismo de qualidade e de proximidade, e a prestar uma assistência médico-social de excelência aos seus associados e familiares”.