Coimbra  27 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo aprova novo modelo de provas de ingresso no Ensino Superior

21 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Governo aprova novo modelo de provas de ingresso no Ensino Superior

Alteração permitirá que instituições de ensino superior estabeleçam até seis conjuntos de exames nacionais para acesso a licenciaturas e mestrados integrados.

As universidades e institutos politécnicos vão poder definir até seis conjuntos de provas para acesso ao ensino superior, em vez das três actualmente permitidas, a partir do ano lectivo 2025/2026. A medida foi aprovada ontem pelo Governo através de um decreto-lei.

Com esta alteração, os candidatos terão mais opções de exames nacionais que podem utilizar como provas de ingresso, permitindo que as instituições de ensino superior estabeleçam até seis elencos de disciplinas para acesso a cursos de licenciatura ou mestrado integrado.

De acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), a mudança tem como objectivo proporcionar “maior flexibilidade aos estudantes e potenciar o acesso à educação superior”.

“A alteração é aplicável às candidaturas para acesso e ingresso na educação superior a partir do ano lectivo 2025/2026, inclusive”, afirmou fonte do MECI.

Esta medida insere-se numa estratégia de revisão dos critérios de acesso ao ensino superior, procurando alargar as possibilidades de escolha dos candidatos e promover uma maior adequação entre os perfis dos estudantes e as exigências dos cursos.