Coimbra  29 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação Empresarial Serra da Lousã lança plataforma turística

21 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Associação Empresarial Serra da Lousã lança plataforma turística

No próximo dia 24 de Fevereiro será oficialmente lançada a primeira fase da Plataforma VIP360, uma iniciativa da Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL) que visa dinamizar o turismo e reforçar a cooperação territorial entre oito municípios. O projecto contará com a disponibilização de visitas virtuais 360/3D a quase 200 pontos turísticos e outros conteúdos multimédia, proporcionando uma experiência imersiva aos utilizadores.

Os municípios envolvidos neste projecto são: Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pedrógão Grande, Penela e Vila Nova de Poiares. Esta plataforma surge como uma forma de promover a região Centro de Portugal, destacando as suas riquezas naturais, culturais e históricas, ao mesmo tempo que valoriza a hospitalidade única da população local.

O projecto, financiado com o apoio do Turismo de Portugal (70%) e das autarquias envolvidas (30%), tem como objectivo a criação de uma plataforma partilhada, onde cada município terá a sua própria página exclusiva, com conteúdos personalizados. As visitas virtuais 360/3D serão acompanhadas por fotografias de alta qualidade, animações interactivas, mapas tridimensionais, entre outros recursos, que permitirão aos visitantes explorar a região de forma digital, antes ou durante a sua visita física.

Além das visitas virtuais, o projecto incluirá, na segunda fase, a integração de cerca de 500 empresas do sector turístico, como alojamento, restauração, comércio e actividades turísticas, nos conteúdos da plataforma. Com isso, será possível divulgar ainda mais a oferta regional e incentivar o turismo local.

A plataforma VIP360, que pode ser acedida em qualquer dispositivo, estará disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol), e terá funcionalidades inclusivas, como módulos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. A iniciativa conta ainda com a colaboração de várias entidades, como o Turismo do Centro e a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPTCP), entre outras.