Coimbra  15 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Radar Social em Cantanhede reforça apoio a situações vulneráveis

20 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Radar Social em Cantanhede reforça apoio a situações vulneráveis

A Equipa Técnica do Radar Social do Município de Cantanhede está no terreno desde o início de Janeiro de 2025, com o objectivo de identificar e referenciar situações de vulnerabilidade social no concelho. O projecto visa encaminhar casos de pobreza e exclusão social, promovendo a inclusão e a melhoria das condições de vida das populações em risco.

No âmbito deste trabalho, a equipa já reuniu com diversos parceiros locais, autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), tendo iniciado um levantamento abrangente das situações existentes em todas as localidades do concelho.

A vereadora com o pelouro da Acção Social e Saúde, Célia Simões, destacou a importância da colaboração de toda a comunidade: “Sinalizar situações de vulnerabilidade social é uma responsabilidade de todos. Qualquer pessoa pode alertar para estas situações, incluindo juntas de freguesia, forças de segurança, estabelecimentos de saúde, escolas, instituições e qualquer cidadão individual.” A sinalização pode ser feita de forma presencial, telefónica, electrónica ou anónima.

A Equipa Técnica Multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Sociologia, está encarregue de mapear e monitorizar as situações identificadas. O Radar Social actua em articulação com a Rede Social de Cantanhede para optimizar recursos e garantir um encaminhamento adequado dos casos para as respostas sociais mais eficazes, a nível local, regional ou nacional.

Este projecto insere-se na medida RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), resultado de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Cantanhede.

Para comunicação de situações ao Radar Social, estão disponíveis os contactos telefónicos 231 249 043 e 231 249 045, o telemóvel 965 680 277, o email dass@cm-cantanhede.pt ou atendimento presencial na Casa Francisco Pinto, na Rua Dr. António José de Almeida, n.º 3, 3060-142 Cantanhede.