A Universidade de Coimbra inaugurou as novas instalações do Centro de Investigação em Economia e Gestão (CeBER), que vai funcionar no antigo Instituto Geofísico, após obras de requalificação de mais de 450 mil euros.
O CeBER, que até agora funcionava em diferentes salas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), vai passar a ter um espaço próprio após uma obra de reabilitação e refuncionalização do edifício do Instituto Geofísico, na Avenida Dias da Silva, construído em 1860.
Para o director da FEUC, José Manuel Mendes, este novo espaço permite recuperar uma “esperança e aspiração antigas”, e confirmar a “qualidade e excelência” do CeBER, criado em 2016, e que “merecia estas instalações”.
Durante a inauguração, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, salientou que a área de trabalho do CeBER é “uma área muito crítica de investigação” para a instituição que preside, considerando que as obras permitiram, ao mesmo tempo, reabilitar património da universidade. “Que o CeBER faça um caminho de sucesso”, disse.
Segundo a UC, o espaço fica dotado de quatro gabinetes de investigação, uma sala de formação, uma sala de reuniões e gabinetes para Direcção e serviços administrativos.
O CeBER foi criado com o objectivo de desenvolver investigação nas áreas da economia e da gestão, tendo registado um aumento da sua actividade desde a sua criação em 2016.