A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar a inscrição de 35 escolas no programa Eco Escolas 2024/25, um aumento de cinco estabelecimentos em relação ao ano lectivo anterior. A proposta de pagamento de 2.800 euros à Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), entidade que coordena o projecto em Portugal, será analisada e votada na reunião camarária de amanhã.
O programa Eco Escolas visa fomentar a participação activa de crianças e jovens na construção de escolas e comunidades mais sustentáveis, através de projectos, desafios e concursos. Todos os anos, são definidos temas obrigatórios que envolvem alunos, professores, comunidade escolar e famílias.
No presente ano lectivo, 35 escolas do concelho de Coimbra solicitaram a “Declaração do Município de Compromisso com o Programa Eco Escolas”, reflectindo um crescimento na adesão. No ano lectivo 2023/2024, participaram 30 escolas, todas elas galardoadas com a Bandeira Verde, evidenciando o sucesso da iniciativa. Segundo a informação técnica dos serviços municipais, “a forma como o programa Eco Escolas decorreu demonstra o empenhamento dos alunos, professores e familiares na melhoria do ambiente através das boas práticas”.
A CM de Coimbra assume o pagamento de 80 euros por escola inscrita, totalizando este ano um investimento de 2.800 euros. Por seu lado, a ABAAE assegura apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do programa, contando com a participação da Comissão Nacional, da Comissão Eco Escolas e das Câmaras Municipais envolvidas.