A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e deliberar, na reunião de amanhã, uma proposta de apoio à construção de uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) no lugar de Ribeira Alta, na freguesia de Ribeira de Frades. O projecto, promovido pela empresa João M. P. Fernandes, Lda., foi submetido ao Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe e representa um investimento de cerca de 5,4 milhões de euros, prevendo a criação de 25 postos de trabalho. A iniciativa beneficia de uma redução de 70% sobre o valor das taxas urbanísticas.
Este apoio enquadra-se no Regulamento Coimbra Investe, ainda em vigor enquanto decorre a consulta pública para a sua substituição por um novo documento. O projecto obteve uma classificação final de 6,1 pontos, cumprindo os requisitos para aceder aos apoios municipais. Com esta classificação, a empresa beneficia de uma redução de 88.976,76 euros nas taxas urbanísticas, ficando a taxa a pagar em 38.132,90 euros.
A empresa João M. P. Fernandes, Lda., sediada em Soure, propõe-se a construir uma ERPI “de excelente qualidade, que oferece um ambiente acolhedor e seguro, onde os utentes podem desfrutar de conforto, apoio e interacções sociais”. A ERPI 15 de Agosto “oferece muito mais do que um lugar para morar, proporcionando um ambiente onde os utentes podem viver de forma digna, mantendo a sua autonomia ao máximo, enquanto recebem o apoio e o cuidado necessários”, refere a candidatura.
O projecto detalha ainda a constituição da equipa de investidores e de enfermagem que irá garantir a implementação da estrutura, que terá capacidade para acolher idosos com diferentes necessidades de apoio e acompanhamento.