O vereador comunista Francisco Queirós vai recandidatar-se pela quinta vez consecutiva à presidência da Câmara de Coimbra pela CDU, com o objectivo de reforço da presença no concelho.
A CDU afirma que Francisco Queirós, vereador com pelouros atribuídos no actual executivo, será novamente o candidato à Câmara de Coimbra nas eleições autárquicas que decorrem este ano.
Francisco Queirós, que é vereador desde 2009, “acrescenta experiência autárquica ao reconhecido património de intervenção da CDU no concelho de Coimbra”, refere a CDU.
Vereador em executivos liderados por partidos diferentes, Francisco Queirós assume, no actual mandato, os pelouros de espaços verdes, bibliotecas e arquivos e serviço médico-veterinário, num Município que é actualmente liderado pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RiR e Volt).
Francisco Queirós disse à agência Lusa que o programa terá como linhas fundamentais “a defesa do serviço público, dos serviços de transporte, da valorização do papel dos trabalhadores da autarquia, uma aposta na melhoria das condições ambientais e uma política cultural que envolva os agentes da cidade”.
A CDU, apesar de ter elegido um vereador em 2021, com cerca de 5.000 votos, perdeu 600 eleitores face a 2017, confirmando uma redução gradual das intenções de voto ao longo das últimas duas décadas, quando em 2001 chegou a conseguir 9.611 votos para a Câmara de Coimbra.
Apesar disso, Francisco Queirós afirmou que o objectivo da CDU passa pelo reforço da sua presença nos diferentes órgãos autárquicos e do número de votos, estando convicto de um bom resultado nas eleições que se avizinham. “É para isso que estamos a trabalhar”, acrescentou.
Questionado sobre o diálogo que tem existido sobre uma possível coligação entre PS, PAN, Livre e movimento Cidadãos por Coimbra, Francisco Queirós salientou que a CDU “tem o seu projecto próprio”, considerando que não há muito que se consiga distinguir “da prática de largos anos do PS ou do PSD” a liderar a Câmara Municipal.
Sobre o trabalho feito como vereador neste actual mandato, Francisco Queirós destacou questões como o avanço da digitalização do acervo da Biblioteca Municipal de Coimbra e do seu arquivo histórico e o trabalho no plano municipal de arborização, entre outras medidas, numa actividade “condicionada” por estar em minoria no executivo.
Nas autárquicas de 2021, além da eleição do vereador, a CDU contou com três eleitos na Assembleia Municipal e a conquista da Junta de Freguesia de Cernache e da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila.
Além de Francisco Queirós também já foi anunciado que o ex-deputado José Manuel Pureza será o cabeça de lista do Bloco de Esquerda. O actual presidente da Câmara, José Manuel Silva, já manifestou vontade de se recandidatar, e o PS vota no domingo o nome da ex-ministra Ana Abrunhosa para liderar a candidatura socialista.