Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal abaixo da meta para vacinação da gripe em pessoas com mais de 65 anos

13 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Portugal abaixo da meta para vacinação da gripe em pessoas com mais de 65 anos

Três em cada quatro pessoas (73,6%) com mais de 65 anos vacinaram-se, este ano, contra a gripe, um valor abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a última vaga do vacinómetro, Portugal “não terá atingido, para este grupo etário” os 75% sugeridos pela OMS.

A informação divulgada dá também conta de que a população com 85 ou mais anos de idade apresenta uma taxa de cobertura vacinal de 85,1%. Os dados mostram ainda que “75,6% dos portadores de doença crónica também se vacinaram, um valor ligeiramente inferior ao do ano passado (76,6%)”. Em termos de patologias, a vacina da gripe terá sido administrada a “73,7% das pessoas com diabetes, 74,5% da população com doença cardiovascular e 89,5% das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica”.

Com base nos questionários realizados pelo vacinómetro também é possível perceber que 64,9% das grávidas se vacinaram, bem como 64% das pessoas com 60 ou mais anos de idade. “Quase metade (48,7%) dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes também se vacinou, um aumento de 3,85 pontos percentuais em comparação com a época passada”, lê-se.

Região Norte com maior taxa

Relativamente à população com 65 ou mais anos, foi na Região Norte que se registou uma maior taxa de vacinação (85,2%) desta faixa etária. Segue-se o Algarve (80,6%), a Região Autónoma da Madeira (78,6%), a Região Centro (71,6%), a Área Metropolitana de Lisboa (68%), o Alentejo (59,4%) e os Açores (36%).

Tendo em conta a análise, o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, lamenta que Portugal não tenha atingido a meta estabelecida pela OMS. “Tem havido uma grande aposta na divulgação da campanha de vacinação, mas podemos fazer mais”, salienta. O responsável reforça ainda que “é preciso que as pessoas saibam que a época gripal não acaba em dezembro e que podem e devem vacinar-se ainda nesta altura do ano, especialmente os grupos de risco”.

O vacinómetro é um projecto pioneiro em Portugal, que permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, que conta com o apoio da empresa de cuidados de saúde Sanofi.

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)