A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho anunciou ontem o lançamento do Roteiro Monumental do concelho, com a colocação de 23 placas identificativas em diversos monumentos e equipamentos de grande valor histórico e artístico. Este projecto abrange locais públicos e privados nas localidades de Arazede, Carapinheira, Meãs do Campo, Montemor-o-Velho, Pereira, Tentúgal e Verride.
De acordo com a autarquia, a iniciativa visa tornar os valores patrimoniais “mais acessíveis a munícipes, visitantes e turistas”, proporcionando uma experiência enriquecedora para quem deseja explorar o concelho. As novas placas incluem uma ilustração de cada monumento ou equipamento, acompanhada de uma descrição histórica disponível em português e inglês. Além disso, a informação está também acessível em código Braille, permitindo que pessoas com deficiência visual possam conhecer melhor o património da região.
O Roteiro Monumental foi concebido para “fortalecer a ligação ao território”, incentivando os munícipes a (re)descobrir o seu concelho. Para o futuro, a autarquia já planeia a implementação de códigos QR, que permitirão aos visitantes aceder virtualmente ao interior de edifícios e equipamentos que não estejam abertos ao público no momento da visita.
Em fase de expansão, o projecto prevê a contratação com proprietários privados para definir condições de visitação em alguns edifícios, bem como a inclusão de novos locais de interesse no Roteiro Monumental.