A Câmara Municipal da Lousã volta a promover o que de melhor se cozinha na região, entre esta sexta-feira, dia 14, e 23 de fevereiro, com o XIII Festival Gastronómico da Chanfana.
O certame, que é o ponto de partida das celebrações dos 20 anos de Festivais Gastronómicos no concelho, mantém a aposta na promoção da Lousã e da sua Serra, enquanto divulga os produtos endógenos e contribui para a dinamização do comércio local, hotelaria e restauração. Além disso, contribui para elevar os níveis de qualidade e de oferta nas ementas e, também, no serviço aos clientes.
Este ano são 24 os restaurantes que aceitaram o desafio de contribuir para a diferenciação da região como destino turístico.
A realização deste Festival Gastronómico, à semelhança dos outros 53 já promovidos pela Câmara Municipal da Lousã, é também uma aposta na diversificação de produtos turísticos de qualidade, combatendo de igual forma a sazonalidade turística.
O sucesso de Festivais anteriores permite verificar que atrai turistas de todo o país (que justifica a continuidade da aposta), o que também se reflete no número de participações e na avaliação dos comensais.
Ofertas aos visitantes
Esta edição inclui o sorteio de quatro prémios constituídos por 4 vouchers de 50 euros na Pink Store. Aos comensais será entregue uma caixa comemorativa dos 20 anos de Festivais Gastronómicos, contendo uma miniatura de Licor Beirão, uma miniatura de Mel DOP Serra da Lousã e um voucher para levantamento nas Pastelarias São Silvestre de um Serranito, Delícia Serrana, Doce do Santo ou Broinha Doce.
No âmbito do trabalho em rede com o comércio local e com a Associação Empresarial Serra da Lousã, o Festival volta a contar com uma rede de parceiros que oferecem descontos e promoções em 14 unidades de alojamento, padarias, pastelarias e empresas de animação turística.
Ao mesmo tempo, e de forma a enriquecer o Festival, a autarquia volta a dinamizar um programa cultural diversificado, com actividades em praticamente todos os dias, em vários equipamentos culturais do concelho, que vão desde visitas guiadas, a actuações teatrais, ciclos de contos infantis e palestras.
Para Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, este Festival é “um forte contributo para a atractividade do concelho e para a sua dinâmica económica, ao mesmo tempo que evidencia a qualidade gastronómica que existe no sector, seja na dimensão da confecção, quer no serviço”.
Onde apreciar a Chanfana:
Cervejaria Universal; Churrascaria Galinha Amiga; Churrasqueira Borges; Churrasqueira Manuel da Póvoa; Restaurantes – À Terra – Octant Hotel; Restaurante Adega da Villa; Restaurante Avó; Restaurante Alto do Padrão; Carocha; Casa Bacalhau; Casa Velha; Essences; Estrela Dourada; Manjar da Villa; Mimosa da Beira; O Burgo; O Tó dos Frangos; Sabores da Aldeia; São Paulo – Casa dos Frangos; Taberna Burguesa; Taberna do Talasnal; Tradição.Come; Ti Lena; Villa Lausana.