Os alunos e alunas das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Viso, de Tentúgal e de Meãs do Campo têm agora novos mundos para explorar, conhecer e sonhar, graças ao projecto “Livros Partilhados”. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, tem como objectivo levar os livros da Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD) até às escolas que não dispõem de uma Biblioteca Escolar, assegurando que a magia da leitura chegue a todas as crianças.
A primeira semana de Fevereiro marcou o arranque desta acção, que surge como uma solução para a ausência de bibliotecas escolares nas referidas instituições. Com uma imagem simbolizada por uma mala recheada de histórias cuidadosamente seleccionadas, a iniciativa vai além do ambiente escolar, permitindo que os livros sejam requisitados também para leitura em casa. No final de cada ano lectivo, as malas regressam à BMAD para novas partilhas literárias.
Para celebrar o início deste projecto, os alunos participaram numa sessão de leitura animada conduzida pelo actor Diogo Carvalho, que deu vida às histórias.
Com a iniciativa “Livros Partilhados”, o Município de Montemor-o-Velho visa apoiar a educação formal, criar uma ligação emocional à Biblioteca Municipal Afonso Duarte e promover o desenvolvimento de hábitos de leitura desde cedo.