João Cabreira, Anabela Freitas, Emílio Torrão, Carlos Lopes e António Caiado apresentaram, em Montemor-o-Velho, esta edição do Granfondo da região de Coimbra
São 1.600 ciclistas, de 30 países, que a 1 e 2 de Março vão participar na UCI Granfondo World Series Coimbra Region, uma prova de cicloturistas (federados e amadores) que tem o atractivo de apuramento dos atletas para o Campeonato do Mundo que se realizará na Austrália.
Este evento ciclista integra três provas, a primeira das quais é um contra-relógio individual, de 20,2 km, a partir das 10h00, Junto ao Estádio Universitário de Coimbra.
No domingo, dia 2 de Março, pelas 9h00, decorrerá simultaneamente o Mediofondo (106 km) e Granfondo (148 km), que partirá do Centro Náutico de Montemor-o-Velho e percorrerá estradas dos concelhos de Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure, para terminar no Castelo de Montemor.
Sendo este um evento que também se destina às famílias, inclui um Granfondinho, no sábado, às 15h30, em Montemor-o-Velho, dedicado aos mais pequenos e sem qualquer custo para as crianças participantes, uma iniciativa que pretende fomentar o desporto e o ensino do ciclismo. “É nestas idades que, através do desporto, as crianças podem adquirir não apenas competências técnicas associadas à modalidade, mas também competências pesicológicas e cívicas que poderão ser replicadas no seu quotidiano”, refere a organização.
Em sintonia com as provas de ciclismo vai realizar-se, também em Montemor-o-Velho, uma caminhada destinada a todos os que acompanham os atletas, limitada a 100 participantes, com o valor da inscrição a reverter para uma associação local.
Esta 5.ª edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region é promovida conjuntamente pelas Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho e de Coimbra, com o apoio da Turismo do Centro Portugal, a organização da Cabreira Solutions e o patrocínio da Skoda. O investimento é de 200 mil euros, cabendo às duas autarquias e à entidade regional de turismo contribuírem com 120 euros.
Na apresentação do Granfondo, que contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara de Coimbra, Carlos Lopes, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou ser este “o maior evento de ciclismo amador e de turismo activo”, sublinhando a participação de atletas de todos os continentes.
Anabela Freitas, que preside interinamente à Turismo do Centro, acentuou a importância desta realização desportiva, que atrai pessoas de todo o mundo, sendo uma forma de combater a sazonalidade e reforçar a aposta da região como “destino de eventos e sustentável”.
Em números, este Granfondo traduz-se na participação de 1.600 ciclistas (esgotando as inscrições), com cerca de mil acompanhantes, três percursos (sendo o maior de 148 km), 160 elementos no staff, 90 elementos de forças de segurança, 50 viaturas de apoio, 12 bombeiros e 5 ambulâncias.
João Cabreira, Anabela Freitas, Emílio Torrão, Carlos Lopes e António Caiado apresentaram, em Montemor-o-Velho, esta edição do Granfondo da região de Coimbra