Hoje e amanhã, o Convento São Francisco acolhe a primeira edição do Coimbra Social Summit, um evento co-organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE). O encontro pretende reunir agentes do sector social para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a sua importância no desenvolvimento social da região de Coimbra.
O primeiro dia do evento, de acesso livre, será dedicado à apresentação de 15 projectos inovadores na área social, seleccionados previamente pela organização. Além disso, decorrerá uma mostra com 20 expositores institucionais do sector, que estarão disponíveis para visita entre as 10h30 e as 17h30.
Entre os projectos escolhidos destacam-se iniciativas como o “Pedalar Sem Idade Portugal – Capítulo de Coimbra”, “Smile +” das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova, “Choc Choc Chocolate” da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência e “SUPERação.com JOGOS” da Associação Inclusão Contacto. Outros projectos incluem o “Desporto Sénior” da União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, “Bolas de Salão” do Centro de Apoio Sem Abrigo e “Principezinho” da Associação Integrar, entre outros.
O segundo dia do evento, de participação gratuita, será dedicado a conferências e mesas-redondas. A programação inclui a conferência “O papel do terceiro sector no combate à pobreza”, com Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, e uma mesa-redonda sobre o “Presente e futuro do terceiro sector em Portugal”, com representantes de organizações como o Instituto de Apoio à Criança e a Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal.
Durante a tarde, os trabalhos retomam com a conferência “Percursos de vida”, contando com testemunhos de vários oradores, incluindo o presidente da Plataforma de Apoio a Jovens Ex Acolhidos, João Pedro Gaspar. Segue-se a mesa-redonda “O retrato do sector social na Região de Coimbra”, moderada pelo jornalista Miguel Ângelo Marques, com participação de representantes de instituições locais. O evento termina com a conferência “Plano de Acção para as Migrações: implementação, desafios e situação actual”, proferida por Pedro Portugal Gaspar, presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo.
A sessão de encerramento está agendada para as 17h00, com intervenções da vereadora Ana Cortez Vaz, do secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, do presidente do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social, Octávio Félix de Oliveira, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.