Escolher os pneus certos para o seu veículo é muito mais do que uma simples mudança de peças. Os pneus que escolhe têm um impacto direto na sua segurança, no conforto de condução e até na sua carteira.
A escolha certa dos pneus depende de muitos factores, incluindo o tamanho do pneu, a marcação do pneu, o tipo de veículo, as condições de condução e a sazonalidade.
Dado o clima de Portugal, é muito importante escolher os pneus certos para enfrentar a chuva e as variações de temperatura.
Uma seleção incorrecta dos pneus pode acarretar riscos significativos: falta de segurança rodoviária, aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro dos pneus, sobrecarga de outros componentes do veículo e redução da vida útil desses componentes.
Os peritos da National Highway Traffic Safety Administration recomendam que se preste atenção às informações que constam dos pneus. Esta informação é importante quando se compram pneus novos e ajudá-lo-á a manter os pneus do seu carro.
Um dos meus amigos recorda muitas vezes a história de uma situação desagradável que teve com o seu carro devido a uma perda de tração. Como se veio a verificar mais tarde, a razão foi a compra de pneus novos sem prestar atenção aos seus parâmetros. O amigo recorreu a um especialista que lhe recomendou os pneus certos para o seu carro. E agora, quando se trata de qualquer veículo, aconselha sempre toda a gente a escolher cuidadosamente os pneus.
As marcações na parede lateral de um pneu são como um passaporte para o pneu, fornecendo todas as informações necessárias sobre o seu desempenho. Compreender estas marcações ajudá-lo-á a fazer a escolha certa quando substituir os seus pneus. Vejamos mais de perto os principais parâmetros:
● Largura do perfil. Trata-se de um valor numérico que indica a largura do pneu em milímetros, medida na parte mais larga do pneu. Afecta a estabilidade na estrada, o comportamento e a aderência.
● Altura do perfil. É a percentagem da altura da parede lateral do pneu em relação à sua largura. Afecta o conforto de condução, a tração e a estabilidade.
● Diâmetro da jante. É o diâmetro da jante da roda, em polegadas, na qual o pneu é montado. Um diâmetro incorreto pode levar a problemas de suspensão e de direção.
● Índice de carga. Trata-se de um valor numérico que indica a carga máxima que o pneu pode suportar a uma determinada pressão.
● Índice de velocidade. Segundo o perito da AUTODOC: “Por definição, a classificação de velocidade do pneu indica a velocidade máxima que o mesmo pode sustentar por um determinado período de tempo sem risco de falha.”
Por exemplo, nas marcações dos pneus: 195/65 R15 91V, os números e as letras significam: 195 – largura do perfil em mm, 65 – altura do perfil (65% da largura), R – desenho radial, 15 – diâmetro do disco em polegadas, 91 – índice de carga (615 kg), V – índice de velocidade (240 km/h).
Antes de comprar pneus novos, não se esqueça de ler as recomendações do fabricante do seu veículo e de consultar um especialista.
Escolha pneus para as condições em que conduz mais frequentemente. Tenha em conta a sazonalidade dos pneus. No inverno, instale pneus de inverno para aumentar a segurança.