Montemor-o-Velho reduziu cerca de 32 toneladas de resíduos plásticos com copos reutilizáveis nos eventos municipais, entre Setembro de 2022 e Dezembro de 2024, segundo a autarquia.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho explicou que entre Setembro de 2022 e Dezembro de 2024 – na Feira do Ano, Castelo Mágico e Festival do Arroz e da Lampreia -, o uso de copos reutilizáveis permitiu evitar a utilização de mais de 2,5 milhões de copos descartáveis.
“Corresponde a 32 toneladas de resíduos plásticos que não foram geradas”, acrescenta. Segundo esta autarquia, no total foram movimentados mais de 430 mil copos reutilizáveis. “Os copos danificados foram encaminhados para reciclagem, reforçando a aposta na economia circular”, indica.
A Câmara evidencia a forte adesão aos copos reutilizáveis, que demonstra “a consciencialização ambiental da população e o seu compromisso com um território mais sustentável”.
Para além da implementação dos copos reutilizáveis, o Município Montemor-o-Velho tem também implementado diversas medidas ambientais nos eventos, como o correcto encaminhamento de óleos alimentares usados, a gestão responsável dos resíduos produzidos, o reforço da contentorização para recicláveis e a realização de acções de sensibilização. “É demonstrado que cada gesto conta para a redução das emissões de carbono”, conclui.