Raul Mendes, Hugo Teixeira Francisco, José Sousa Vieira, Joel Araújo e José Leandro
A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (SCM) e a Portugal Green Travel (PGT) formalizaram um protocolo de colaboração que visa a promoção nacional e internacional do património museológico da SCM, reforçando o papel da instituição enquanto guardiã de um legado histórico ímpar.
A cerimónia de assinatura decorreu no salão nobre do Museu da Santa Casa e contou com a presença de José Manuel de Sousa Vieira, provedor da SCM de Coimbra, Hugo Teixeira Francisco, cofundador e CEO da PGT, para além de Raul Moura Mendes, director do Museu.
Este acordo surge num ano simbólico, em que a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra celebra o seu 525.º aniversário e o seu museu assinala 25 anos de existência, destacando-se o compromisso de ambas as entidades em valorizar e divulgar o património cultural, material e imaterial da instituição.
O Museu da Misericórdia de Coimbra, instalado no emblemático edifício do antigo Colégio de Santo Agostinho, datado de 1593, é um marco da arquitectura maneirista, projectado pelo arquitecto italiano Filippo Terzi. Conhecido como “Colégio Novo” ou “Colégio da Sapiência”, o edifício integra uma das duas únicas torres visitáveis da cidade, a par da icónica Torre da Universidade de Coimbra, oferecendo uma perspectiva única sobre o património da cidade.
Este novo protocolo insere o museu na estratégia de dinamização turística da PGT, que já gere outros activos de relevo na região, como o Seminário Maior de Coimbra e o Castelo da Lousã.
Com esta colaboração, a SCM de Coimbra e a PGT reafirmam o seu compromisso em preservar e divulgar a riqueza patrimonial da cidade, promovendo uma ligação mais profunda entre o passado e o presente, através do turismo cultural e sustentável.