Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cláudia Raia vai estar na abertura das Jornadas de Teatro da Figueira da Foz

7 de Fevereiro 2025 Jornal Campeão: Cláudia Raia vai estar na abertura das Jornadas de Teatro da Figueira da Foz

A actriz brasileira Cláudia Raia marcará presença na abertura das 47.ª Jornadas de Teatro Amador do Lions Clube da Figueira da Foz, o evento teatral mais antigo de Portugal. A sessão inaugural decorrerá no Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, pelas 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), com a apresentação da sua peça “Menopausa”. Antes do espectáculo, realizar-se-á uma breve sessão solene para assinalar o início da edição deste ano.

As Jornadas contarão com um total de 12 espectáculos, dos quais dez integram oficialmente o programa e serão apresentados em cinco das 14 freguesias do concelho. Todos os espectáculos são protagonizados por associações locais.

O programa inicia-se a 29 de Março, na Filarmónica 10 de Agosto, com a peça “Sem Saída”, interpretada pelo Grupo Cénico As Personagens. A 5 de Abril, no Grupo União Caceirense, sobe ao palco “A Nova Barbearia”, pelo Grupo Cénico da Boa União Alhadense. No dia 2 de Maio, na SIT Tavaredense, será apresentada “A Forja” pelo Grupo Cénico da SIT Tavaredense. A 3 de Maio, o Grupo Musical Carritense acolhe “Leandro, o Rei da Helíria”, numa adaptação das “Mulheres de Tavarede”. No dia 9 de Maio, no Grupo Caras Direitas, o Teatro da Escola de Artes do CAE exibirá “1.º Episódio: Sonho de uma Noite de Verão”.

A 10 de Maio, na SIT Tavaredense, será apresentada a peça “O Poço do Bispo”, pelo Grupo Cénico do Caras Direitas. No mesmo dia, na Sociedade Boa União Alhadense, será exibida “Conheces Mary Poppins”, pelo Grupo Cénico Instrução União Caceirense. A 11 de Maio, no Grupo Caras Direitas, o AVA – Grupo de Teatro apresentará “Sem Título”. No dia 16 de Maio, no auditório Madalena Biscaia Perdição (Museu), o Páteo das Galinhas apresentará “Com a Mão Doce e Firme”. O programa regular termina a 17 de Maio, no Clube União Brenhense, com “Terra Firme”, pelo Grupo Cénico do Carritense.

O encerramento das Jornadas de Teatro acontecerá a 23 de Maio, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, com a apresentação da peça “Cheque Mate”, protagonizada por Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas.