As obras de requalificação, modernização e ampliação da Escola Secundária de Arganil (ESA) já estão em curso.
Os primeiros trabalhos da empreitada consistem na preparação do terreno para a construção de um novo bloco de aulas, que será edificado de raiz e complementará os quatro edifícios já existentes. Este novo espaço contará com infra-estruturas modernas e funcionais, incluindo uma sala de robótica, uma área formativa de saúde, uma sala de professores e uma sala para os assistentes operacionais.
Financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o projecto envolve um investimento superior a 5 milhões de euros e pretende melhorar significativamente as condições educativas e as infra-estruturas escolares.
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, destacou a relevância da intervenção. “É um projecto muito esperado e necessário, pelo qual lutámos ao longo de vários anos. A ambição do Município era tal que avançámos com o projecto de execução antes mesmo da validação do financiamento, por isso é com enorme satisfação que testemunhamos o início das obras, especialmente por coincidir com os 55 anos da nossa Escola Secundária.”
Construída nos anos 80, a ESA apresentava problemas significativos de acessibilidade, organização e degradação dos materiais, bem como patologias em estruturas e coberturas. Esta intervenção visa criar uma imagem contemporânea do edifício, reorganizando as zonas de circulação e os espaços de convívio, de forma a promover um ambiente educacional mais funcional, eficiente e cómodo.
A requalificação contempla também melhorias na eficiência energética e no conforto. A escola será dotada de soluções mais eficientes, como isolamento térmico reforçado, substituição de caixilharia e instalação de vidros duplos, sistemas de climatização de baixo consumo e equipamentos que promovem a utilização racional de energia.
Serão ainda introduzidos equipamentos mais sustentáveis, incluindo uma central térmica a pellets de madeira, substituindo o actual sistema a gás, e um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, reforçando o compromisso com as energias renováveis.
Além da construção do novo bloco de aulas, a empreitada inclui intervenções no bloco de recepção e convívio, que será reorganizado para melhorar a acessibilidade e as áreas de gestão, como a secretaria e a biblioteca.
No bloco de salas de aula, serão realizados melhoramentos nas salas para disciplinas práticas e nos sanitários, garantindo acessibilidade adequada. No pavilhão gimnodesportivo, a intervenção abrangerá a renovação dos balneários e a substituição do pavimento da área de jogo, assegurando maior segurança e conforto para os alunos.