O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) apresenta hoje, às 17h30, o livro «A Arte no “aqui” que ainda não é um “agora”», uma colecção de ensaios do artista e professor universitário Pedro Pousada.
O livro é sobre exposições acolhidas pelo Círculo, entre 2011 e 2018 e para além do autor estão presentes os artistas visuais Nuno Sousa Vieira e Nelson Ricardo Martins, no evento que tem lugar no Círculo Sede, na Rua Castro Matoso, nº 18, em Coimbra.
Pedro Pousada é artista visual activo desde 1990 e Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra, leccionando no Departamento de Arquitectura da FCTUC na área do Desenho e no Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes, unidade onde também exerceu funções de direcção e coordenação. Investigador do CES, tem desenvolvido trabalho académico nas relações entre modernidade artística e cultura arquitectónica no século XX, publicando em diversas revistas científicas. Membro do Conselho Artístico do CAPC, participou em várias actividades da instituição, incluindo a co-curadoria da primeira edição do Anozero e produção ensaística sobre Arte Contemporânea.
A obra, editada pelo Círculo, reúne textos que exploram a interacção entre a obra artística e o seu contexto de mediação curatorial, através de um olhar crítico e analítico. Como destaca Pedro Pousada, «estes ensaios constituem aproximações ao horizonte das obras e dos eventos artísticos, inserindo-se no “entre espaço” onde o olhar crítico e a obra se entrelaçam».
Com um design gráfico de Joana Monteiro, «A Arte no “aqui” que ainda não é um “agora”» é um importante testemunho da actividade artística e crítica do Círculo na última década. Através de textos escritos «à queima-roupa», como descreve o autor, a publicação apresenta um percurso pelos ciclos expositivos que marcaram a instituição, desde «4 Cidades» (2011) até «Uma Casa em Deslocação Poética» (2018), passando por reflexões sobre artistas como Nuno Sousa Vieira, Rodrigo Oliveira, Helena Almeida, Rui Chafes, Pedro Cabrita Reis, de entre outros.
Os convidados para a sessão de lançamento vêm acrescentar novas perspectivas ao debate sobre a arte contemporânea e a sua mediação. Nuno Sousa Vieira traz a sua experiência como artista que interroga os limites do espaço expositivo, enquanto Nelson Ricardo Martins, curador e fundador da plataforma Art Veine, oferece uma visão sobre o papel da difusão artística no contexto digital.