A Câmara Municipal da Lousã aprovou, na passada segunda-feira, um apoio financeiro no valor de 15 000 euros para o projecto “Espaço J-E9G”, dinamizado pela ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã.
O projecto “Espaço J” visa contribuir para o sucesso escolar, reduzir o absentismo e o abandono escolar, bem como promover a formação e qualificação profissional e o desenvolvimento de competências digitais. Além disso, procura dinamizar actividades de promoção da saúde, da prática desportiva e da participação em iniciativas artísticas e culturais.
Inserido no Programa “Escolhas”, este projecto tem como objectivo criar iniciativas de intervenção local que favoreçam a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.
O “Espaço J” integra o Plano Municipal de Juventude da Lousã e envolve anualmente mais de 275 jovens, com actividades realizadas no Agrupamento de Escolas da Lousã e num espaço físico localizado na Praça Cândido dos Reis. O projecto resulta da colaboração de diversas entidades locais, reunidas em consórcio, permitindo uma articulação eficaz de recursos essenciais ao trabalho na área social e da juventude.
Para o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “este já não é um trabalho novo, mas sim a continuidade de projectos com provas dadas no concelho e que têm contribuído para dotar os nossos jovens de ferramentas para a sua vida, justificando assim este investimento”. O autarca destacou ainda que “no ano em que temos o maior orçamento municipal de sempre, os jovens e o seu futuro estão no centro da nossa acção, nomeadamente com os investimentos na educação que ascendem a mais de 15 milhões de euros”.
O consórcio que desenvolve este projecto é constituído pela ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, Câmara Municipal da Lousã, Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Status – Escola Profissional da Lousã, Agrupamento de Escolas da Lousã e Arauz – Associação de Jovens da Lousã.