Os preços das casas em Coimbra registaram um aumento de 8% em Janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados do índice de preços do idealista. Este crescimento acompanha a tendência nacional, onde os valores das habitações subiram 4,3% face a Janeiro de 2024.
De acordo com o estudo, o preço mediano para comprar casa em Coimbra fixou-se nos 1.985 euros por metro quadrado (euros/m2). Apesar da subida, Coimbra continua a ser uma das capitais de distrito mais acessíveis, posicionando-se abaixo de cidades como Lisboa (5.453 euros/m2), Porto (3.605 euros/m2) e Faro (3.057 euros/m2).
O distrito de Coimbra também registou uma valorização dos imóveis, com os preços a subirem 3,9%. Este aumento, embora significativo, ficou abaixo da média nacional e de outras zonas do país, como a ilha de Porto Santo (19,2%), Évora (16,1%) e Portalegre (14,6%).
O Centro de Portugal, onde Coimbra se insere, registou um aumento médio de 6,3% no custo da habitação, uma subida considerável mas inferior às regiões da Madeira (10,5%) e do Alentejo (10,1%). Apesar deste crescimento, a região Centro mantém-se como uma das mais acessíveis para a compra de casa, com um valor mediano de 1.503 euros/m2.
O aumento do preço das habitações em Coimbra reflecte a crescente pressão do mercado imobiliário, impulsionada pela procura de habitação própria e pelo interesse de investidores. O crescimento da Universidade de Coimbra e a atractividade da cidade para estudantes e investigadores também têm contribuído para a valorização do imobiliário.
Apesar do aumento dos preços, Coimbra continua a ser uma alternativa mais acessível em relação aos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto. No entanto, a tendência de crescimento pode dificultar o acesso à habitação para famílias e jovens que procuram adquirir casa na cidade.