O Festival Latitudes – Literatura e Viajantes regressa a Óbidos, no distrito de Leiria, entre os dias 13 e 16 de Fevereiro. A edição deste ano vai contar com a presença da Capital Mundial do Livro 2025, Rio de Janeiro, a primeira lusófona a receber o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O evento promete ser um “ponto de encontro com nomes sonantes da literatura de viagens” e volta a contar com a curadoria do escritor José Luís Peixoto. “Este festival é um convite à descoberta, à reflexão, à partilha e ao diálogo. Em Óbidos, acreditamos que a escrita é, em si, uma forma de conseguirmos viajar, e que cada livro nos leva além (e sem) fronteiras, ampliando a nossa visão do mundo”, sublinha Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Óbidos.
A responsável acrescenta ainda que o certame “reforça a identidade cultural de Óbidos enquanto Vila Literária, assim como a capacidade transformadora da palavra”.
A programação
Ao longo de quatro dias, o Festival Latitudes vai percorrer diversos locais e freguesias do concelho com propostas pensadas para todos os gostos. Na programação do evento há espaço para lançamento de livros, exposições, oficinas, workshops, música e conversas. O objectivo passa por celebrar “a relação da arte performativa com a língua, a literatura e as viagens”. O certame “volta a unir a literatura e o mundo, através de uma programação que nos convida a explorar outras culturas, geografias e horizontes”, sublinha Margarida Reis.
Nesse sentido, além de José Luís Peixoto, há vários outros autores confirmados. Em destaque está Dulce Maria Cardoso, nomeada para o Prémio Literário de Dublin com o romance “Eliete – A vida normal”, publicado em 2018; e Anabela Mota Ribeiro, jornalista e autora de obras como “O Sonho de um Curioso” (2003), “Por Saramago” (2018) ou “Os Filhos da Madrugada” (2021 e 2022).
Na área da música, o evento vai apresentar os concertos “Candlelight Especial Latitudes”, uma iniciativa original Fever com produção Cartola de Artistas, a realizar-se na Igreja da Misericórdia.
Viagens diversas
A completar o programa, o Festival Latitudes vai voltar a dar vida à “Viagem pela minha terra”, uma “oportunidade de (re)descobrir o território, as suas heranças, tradições e memórias, com o apoio e envolvimento da comunidade”.
Um outro ponto alto desta edição será a inauguração da exposição “Rede das Cidades Criativas da UNESCO do Centro de Portugal”, bem como a apresentação da “Rota Literatura em Viagem”, no Museu Abílio de Mattos e Silva. Por outro lado, a Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos preparou o “Encontro às Cegas com um Livro”, um evento que pretende unir os leitores a obras que desconhecem.
Organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes é um dos pilares da estratégia literária e cultural Óbidos Vila Literária, chancelada em 2015 pela UNESCO.